Habitacional Macapaba recebe nova adutora de água
Galeria de condução hídrica reforçará abastecimento aos moradores do conjunto

Wallace Fonseca
Estagiário
Na manhã desta sexta-feira, 30, foram iniciadas as operações da nova rede adutora de água que abastecerá o Macapaba. Realizada pela Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), a obra se entende por 3,5 quilômetros e foi construída às margens da BR 210, com investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. O governador Clécio Luís prestigiou o evento.
“Muda tudo no Macapaba. Pela primeira vez vai ter água de qualidade desde que o conjunto foi construído. Estima-se 32 mil pessoas morando aqui, se fosse um município seria o quarto mais populoso do estado. Hoje estamos entregando a solução definitiva para o problema de água potável no Macapaba, usar água é um direito”, disse o governador Clécio Luís.
Em sua fala, o governador também lembrou das alternativas de solução à crise hídrica enfrentada pelo Macapaba, que em sua maioria, mantinha o isolamento do conjunto habitacional. Após ouvir a proposta da CSA, ficou decidida a interligação do residencial ao Sistema Central de Abastecimento do Município de Macapá.
Das aproximadamente 4500 unidades habitacionais do conjunto Macapaba, três mil vão entrar na chamada ‘Tarifa Social’. A Secretaria de Assistência Social esteve presente fazendo o cadastramento das famílias contempladas, garantindo o acesso à água e também a uma cobrança justa.
“Sofremos muito por falta de água, foram muitas lutas. Graças a Deus, hoje é um sonho concretizado, a adutora está instalada e irá começar a funcionar. Hoje nossas famílias vão ter água durante todo o dia, antigamente não era assim, era por janelas”, celebrou Alexandra Pereira, presidente da Associação de Moradores do Macapaba.
Com a execução da obra, o habitacional Macapaba deixará de ter sistema isolado de fornecimento hídrico, que contava somente com abastecimento de poços, e agora será interligado ao sistema central da capital. Ao longo do dia, durante as obras de interligação, o fornecimento de água no conjunto ficará interrompido.
“Estamos entregando hoje a interligação da nova adutora, são 3,5 quilômetros de obra; vamos transformar em realidade o fornecimento de água na região. O Macapaba, com os poços que atendem a região, só consegue ter água durante nove horas por dias. Essa obra dará nova qualidade de vida para as pessoas”, declarou o diretor da CSA, Augusto Dantas.
Desde sua inauguração, em 2014, os moradores do conjunto habitacional Macabapa vêm sofrendo com a falta de fornecimento de água. Com as obras, a nova adutora irá conectar os apartamentos ao Centro de Reservação do Jardim Felicidade, que tem como origem de provimento hídrico a Estação de Tratamento de Macapá, a Etam.
Deixe seu comentário
Publicidade



