Cidades

Hemoap cria serviço para agendar doações e manter estoque de sangue em dia

Essa alternativa busca garantir o quantitativo de bolsas de sangue necessárias para o uso em hospitais. A medida atende as orientações preventivas relacionadas ao novo coronavírus, entre as principais delas: evitar a aglomeração de pessoas.


Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) disponibiliza a partir desta quarta-feira, 1° de abril, uma linha telefônica – (96) 98811-0200 – para que doadores possam fazer o agendamento de doação de sangue.

Essa alternativa busca garantir o quantitativo de bolsas de sangue necessárias para o uso em hospitais. A medida atende as orientações preventivas relacionadas ao novo coronavírus, entre as principais delas: evitar a aglomeração de pessoas.

Com o tema “Doar sangue é um ato de amor: saia apenas para doar vida”, os voluntários podem entrar em contato através de ligação ou WhatsApp. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira entre os horários de 8h e 10h30.

Paralelo a essa estratégia, o Hemoap continuará recebendo normalmente voluntários sem agendamento, no horário de 07h30 às 11h. Qualquer tipo de atendimento deverá ter tempo estimado de até meia hora.

Medidas preventivas

Desde o lançamento do pacote de ações de prevenção e enfrentamento ao vírus lançado pelo Governo do Estado, o Hemocentro adotou medidas contra a doença.
A triagem dos doadores passou a ser feita na portaria da recepção para evitar aglomeração e reduzir o tempo de permanência. Além disso, a higienização de portas, maçanetas e corrimões foram reforçadas para evitar contaminação.

De acordo com a diretora-presidente do Hemoap, Ruimarisa Martins, a necessidade de doação é principalmente dos tipos A+ e O+, já que as hemácias e plaquetas derivadas desses tipos são as mais utilizadas.

Os estoques atendem, principalmente, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), principal referência na rede estadual em atendimento de bebês prematuros.

“No caso das plaquetas a necessidade de doadores é diária, já que a vida útil do material é de apenas 5 dias. Tínhamos uma média de 80 doadores diários, mas esse número caiu para 17 doadores”, destacou.

Segurança na doação

Caso esteja com sinais de gripe ou resfriado, o voluntário deverá realizar a doação 14 dias após o desaparecimento dos sintomas. Em caso de viagem para fora do estado nos últimos 30 dias, estarão aptos para doação após um mês da data de chegada.


Deixe seu comentário


Publicidade