Hemoap faz parcerias com órgãos públicos para ampliar número de doadores
Ação marca o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. Nesta terça, servidores da PRF colaboraram.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho. Em alusão à data, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), que abastece toda a rede hospitalar do estado, faz parcerias com órgãos públicos e empresas privadas para aumentar o número de doadores entre funcionários que, por sua vez, podem incentivar amigos e familiares a cumprir com o ato de solidariedade.
Nesta terça-feira, 14, o reforço contou com o apoio dos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A policial Marina Costa colaborou e disse que seu dia a dia no trabalho trouxe sensibilidade sobre o ato de doar sangue. “Por ser policial rodoviária, acompanho a quantidade de acidentes que acontecem nas estradas e vejo o quanto é importante ser um doador”, disse a doadora Marina Costa.
Nos próximos dias, outras instituições irão colaborar com a ação. O hemocentro está com baixa no estoque em alguns tipos sanguíneos, são eles: O +, A- e B-. Contudo, é importante que doadores de todos os tipos sanguíneos colaborem para que os estoques se mantenham estáveis. “O tipo de sangue de cada um é o tipo de sangue de alguém que precisa”, reforça a diretora do instituto, Ruimarisa Martins.
Quem pode doar?
A pessoa só é classificada como apta à doação após uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde do possível doador.
Recomendações para o dia da doação
– Comparecer utilizando máscara. No Hemoap, o uso é obrigatório;
– O doador precisa estar descansado. O hemocentro recomenda pelo menos 6h de sono na noite anterior ao procedimento de doação de sangue;
– Não comparecer ao hemocentro em jejum. É preciso estar bem alimentado. A recomendação é evitar alimentos gordurosas pelo menos 3h antes da doação;
– Não ingerir bebida alcóolica no mínimo 12h antes;
– Não ter fumado pelo menos 2h antes.
Deixe seu comentário
Publicidade
