Cidades

Hemoap inicia campanha de doação de sangue no período de férias

Campanha tem o objetivo de mobilizar e conscientizar pessoas a se tornarem doadoras para aumentar estoque.


O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) iniciou na quarta-feira, 18, uma campanha com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população amapaense a doar sangue no período de férias. Intitulada “O Hemoap não tira Férias”, a atividade visa repor o estoque, que no mês de julho costuma registrar queda de 20% nas doações.

 

Outras iniciativas com o mesmo objetivo também ocorrem em shoppings e no Museu Sacaca. Além de distribuição de brindes, o instituto promove vacinação e sorteio para os doadores que comparecerem ao Hemoap.

 

De acordo com a chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Marcela Vales, em julho, o instituto recebe uma média diária de 65 bolsas de sangue, mas nos outros meses do ano esse número é 20% maior, e equivale a uma média de 80 doações diárias.

“O ideal mesmo seria que em todos os meses do ano, o Hemoap recebesse 100 bolsas de sangue diariamente, pois seria a média estipulada para manter os estoques sempre bem abastecidos. Porém, sabemos que nas férias, a maioria das pessoas prioriza mais as atividades de lazer. E, por isso, temos a preocupação de realizar campanhas para mobilizar o máximo de pessoas possíveis”, ressaltou Marcela.

 

Programação
Na quarta-feira, a campanha “O Hemoap não tira Férias” iniciou com a mobilização de um grupo de 20 jovens da Igreja Onda Dura. Eles foram até o Hemoap para tornarem-se doadores voluntários. Já na manhã de quinta-feira, 19, houve uma sensibilização num shopping de Macapá para captar novos doadores, com distribuição de informativo e orientações para se tornar um doador. Nos dias 24 e 25 de julho, será feita a captação de doadores em outros locais, como Museu Sacaca e em outro shopping da cidade. No dia 27 de julho, será feita uma mobilização de uma equipe de motociclistas, que farão doações de sangue para o Hemoap. Na oportunidade, haverá entrega de brindes e sorteio de entradas para um clube campestre.

 

As atividades encerrarão no dia 31 de julho. Nos dois últimos dias, o instituto disponibilizará vouchers da vacina H1N1 para quem fizer doação nesses dias. “Os doadores só poderão vacinar-se nos dias 6 e 7 de agosto, uma vez que, pois após a doação estipula-se um período de 48 horas para tomar vacina. Doar sangue é um ato de solidariedade, que compartilha vida”, reforçou Marcela.

Como ser doador
Para torna-se um doador é necessário atender alguns requisitos básicos como peso acima de 50 kg e idade entre 16 e 69 anos. No caso de menores de 18 anos, deve-se estar acompanhado de um responsável. Além desses requisitos, aconselha-se que a pessoa tenha descansado, no mínimo, 6 horas de tempo e esteja bem alimentado.

 

Marcela Vales desmistificou alguns boatos com relação à doação de sangue. Há quem diga que a prática engrossa o sangue e dá efeitos colaterais, como coceira ou formigamento, o que é refutado por ela. “Essas mentiras acabam atrapalhando a captação de novos doadores. E quem não conhece o trabalho, acaba ficando com receio de se tornar um doador. Cada pessoa leva, em média, 7 minutos para doar uma bolsa de 450 ml de sangue. Além disso, o ato é indolor e pode salvar milhões de vidas”, esclareceu chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap.


Deixe seu comentário


Publicidade