Cidades

Hemoap lança nova campanha nas férias e usa redes sociais para

Doação de sangue pode ser feita no Hemoap de 7h às 13h, durante a semana



 

Com o objetivo de manter o estoque, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) vai aproveitar o período de férias para conscientizar mais uma vez a população quanto à doação de sangue. Na próxima terça-feira, 07, funcionários e doadores parceiros irão fazer uma panfletagem em pontos movimentados da cidade para pedir a contribuição das pessoas. Eles estarão no centro da cidade e também no bairro do Laguinho.

As ações ocorrem nos cruzamentos da Avenida Fab com a rua General Rondon, e da avenida José Tupinambá de Almeida com a rua Eliezer Levy. “Esses perímetros foram escolhidos pelo fluxo intenso de pessoas, indo e vindo da zona Norte da cidade”, esclareceu o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.

No dia 22 de julho, a campanha terá o reforço da Polícia Rodoviária Federal, que também estará ajudando o hemocentro. Desta vez, a ação ocorrerá no Km-9 da BR-210. “Datas festivas, comemorativas, são épocas em que tradicionalmente se tem uma demanda maior de sangue. Em razão disso, estamos fazendo a convocação da população para fazer a doação voluntária e com isso manter o nosso estoque”, resumiu o diretor.

O Hemoap atualmente consegue manter uma média de 50 doações por dia, porém este quantitativo ainda não é suficiente para manter o estoque, principalmente, dos sangues mais raros, a exemplo dos negativos AB e O. Segundo a direção, desses 50 doadores diários, em geral, somente dois têm as tipagens sanguíneas raras.

Sávio explica que a importância de aumentar o volume e manter constante o número de doações está no tempo de validade de produtos derivados do sangue – os chamados hemoderivados. O concentrado de hemácias (obtido a partir do sangue do doador), que é usado desde uma transfusão para tratar uma hemorragia até terapia para tratamento de hepatite B, por exemplo, dura até 42 dias. Já as plaquetas, hemocomponentes do sangue que podem ser usadas na prevenção de sangramentos, têm sobrevida de somente cinco dias.


Deixe seu comentário


Publicidade