Hemoap recebe carreta-reboque que amplia capacidade de captação de sangue e medula óssea
Veículo especial tem aparato necessário para efetuar centenas de coletas, diariamente

Wallace Fonseca
Estagiário
Na manhã desta quarta-feira, 19, o governador Clécio Luís entregou uma carreta-reboque ao Instituto de Hematologia do Amapá, o Hemoap. O veículo especial irá ampliar a capacidade já instalada para captação de sangue e medula óssea.
“É um momento histórico para o Hemoap. A saúde é prioridade para o estado; são ações como essa que representam esse desejo de fazer virada de página para uma saúde pública de qualidade com atendimento digno à sociedade. Temos a condição de ter um gabinete itinerante para fazer o que há de mais moderno no serviço de saúde”, disse o senador Davi Alcolumbre, presente na ocasião.
Contando com sistema de refrigeração, a carreta-reboque do Hemoap perpassará os bairros da capital amapaense, além dos municípios vizinhos, de forma itinerante, visando ampliar em 44% a quantidade de doações por meio da unidade móvel de coleta externa.
O veículo conta também com sala de recepção, dois compartimentos de triagem única e um de triagem hematológica, sala de coleta com quatro poltronas motorizadas, ambiente de recuperação, copa, banheiro e plataforma acessível a cadeirantes.
O automóvel especial, que realizará centenas de coletas por dia, é fruto de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, através de convênio com o Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, e contrapartida do Governo do Estado, com valor total de R$ 2.463.818,63.
“Essa carreta significa poder alcançar um público que quer ajudar e que quer fazer o bem. As pessoas querem doar sangue, mas tudo vira uma dificuldade, como a passagem de ônibus. A carreta vai correr o estado prestando o serviço para quem precisa e para quem quer doar sangue”, declarou o governador Clécio Luís.
Entre as necessidades que a carreta-reboque pretende cobrir, está a de sangue, uma vez que o aumento de cirurgias no estado do Amapá aumentou, e também cresceu a necessidade de recebimento de sangue por parte dos operados.
Para a doação de sangue, o candidato deve atender os requisitos básicos para a ação, sendo estes: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas no último dia e estar bem alimentado, além de apresentar documento oficial com foto recente.
Deixe seu comentário
Publicidade




