Cidades

Hemoap recebe doação de sangue de agentes da PRF em campanha do Maio Amarelo

Ação visa conscientizar as pessoas sobre a importância da doação e alertar sobre a grande demanda por bolsas nos hospitais gerada por acidentes de trânsito.


Na manhã desta quarta-feira, 22, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) recebeu agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para doarem sangue numa programação alusiva ao Maio Amarelo – campanha internacional de prevenção a acidentes e mortes no trânsito. A mobilização aconteceu em virtude da grande quantidade de bolsas que representam a maior demanda nos hospitais.

Além dos agentes, a doação de sangue coletiva também contou com a participação de colaboradores da PRF, de acadêmicos da Liga de Hematologia e Hemoterapia do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e sociedade civil.

“O Maio Amarelo é um movimento que tenta unir ações de várias entidades para mudar o comportamento no trânsito, o que acaba repercutindo na saúde com acidentes e mortes. Então, com essa ação, queremos sensibilizar as pessoas quanto ao bom comportamento no trânsito e incentivar mais doações”, ressaltou o superintendente da PRF, Aldo Balieiro.

A doação coletiva encerra a programação em parceria com o Hemoap, que teve início no dia 13 deste mês, quando os agentes da Polícia Rodoviária Federal foram capacitados para captar novos doares, através de blitz educativas, realizadas pelo Maio Amarelo, no posto da PRF/AP, em Macapá.

De acordo com a chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Marcela Vales, a campanha surtiu o efeito esperado e fez uma ampla conscientização da importância de doar sangue. “Uma campanha promovida através de um movimento nacional nos ajuda a ter um trabalho de conscientização maior. Desde que começaram as ações, recebemos muitos doadores indicados pela PRF, o que nos ajuda a manter um estoque dentro da média”, verificou.


Deixe seu comentário


Publicidade