Cidades

Hospital de Clínicas retoma agenda de ultrassonografia

Cerca de mil exames de ultrassonografia deixaram de ser realizados no Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL)



 

Cerca de mil exames de ultrassonografia deixaram de ser realizados no Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL) entre novembro e dezembro do ano de 2014, em razão da desativação do serviço. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) detectou o problema e de imediato providenciou a aquisição de um novo aparelho de ultrassonografia para o hospital.

Em média, são realizados cerca de 100 exames de ultrassonografia por dia, o equivalente a 670 exames semanais. O novo equipamento está funcionando desde a última segunda-feira, 12. Os exames são agendados dias de segunda e quarta-feira, das 8h às 11h. Para marcar o procedimento é exigido a apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e encaminhamento médico.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Joel Brito, destacou que muitos pacientes ficaram impedidos de fazer os exames de ultrassonografia ano passado. “A situação se agravou, segundo ele, a partir de novembro”, inforou Joel.

Outra questão que levou a Sesa a instalar um novo equipamento no HCAL foi a baixa qualidade na resolução das imagens do aparelho antigo, que acabava comprometendo o diagnóstico do paciente. O novo equipamento é moderno e apresenta exames com imagens superiores as produzidas pelo equipamento antigo.

Segundo o diretor do Hospital Alberto Lima, médico-neurocirurgião Paulo André Couto Aragão, com o novo equipamento o hospital terá condições de atender tanto pacientes internados, quanto ambulatoriais encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde e dos municípios. O serviço dispõe de seis médicos ultrassonografistas e os exames são realizados nos horários da manhã e tarde.


Deixe seu comentário


Publicidade