Cidades

Hospital de Emergência alerta para aumento no número de casos de pé diabético

Pessoas com diabetes devem ter cuidados especiais com as extremidades do corpo.


Nos últimos meses, as maiores demandas provenientes das cirurgias vasculares, realizadas no Hospital de Emergência de Macapá (HE), foram de amputações de pés diabéticos, que ficam entre 15 e 20, por mês. O crescimento desses casos tem sido motivado pela procura tardia da avaliação de um cirurgião vascular, o que acaba resultando em uma grave infecção do membro.

 

O sistema imunológico de um diabético é menos eficaz do que o de uma pessoa sem a doença. Portanto, o menor machucado pode infeccionar e evoluir para um grave caso de necrose. Para evitar esse tipo de complicação, o HE orienta que pacientes com diabetes, tenham cuidados especiais com os membros nas extremidades do corpo. Sintomas como formigamentos e sensação de queimação, podem ser motivos para procurar um especialista.

 

Segundo o cirurgião vascular, Max Alcolumbre, boa parte dos casos que chegam até o hospital são de pacientes que já apresentam com complicações. “A diabetes é uma doença que pode ser controlada ainda na atenção básica com o simples cuidado com a glicemia. Porém, quando isso não ocorre, os casos acabam evoluindo e já chegam em estado de necrose, nos restando fazer apenas a amputação da área com gangrena”, ressaltou.

 

Ainda de acordo com o cirurgião, qualquer ferimento nos pés deve ser tratado rapidamente para evitar complicações que possam levar à amputação do membro afetado. Para isso, é necessário usar sapatos adequados e inspecionar os pés periodicamente, em busca de lesões ainda na fase inicial.

 

“Muitos pacientes só percebem os ferimentos com o mau cheiro, estando o membro já em necrose. A inspeção periódica nos pés pode evitar isso. Se detectada ainda no início, a ferida pode ser tratada com antibiótico”, explicou o cirurgião.


Deixe seu comentário


Publicidade