Hospital Mãe Luzia oferta atendimento ambulatorial de acompanhamento para prematuros
‘Método Canguru’ atende bebês que nasceram com idade gestacional igual ou abaixo de 33 semanas ou com peso igual ou inferior a 1,5kg.

O Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml), em Macapá, passa a contar com o serviço ambulatorial para acompanhar o desenvolvimento de bebês que nasceram prematuros ou com baixo peso até que completem 2 anos de idade.
O acompanhamento é chamado de follow up, uma estratégia que faz parte das etapas do Método Canguru, procedimento de amparo ao recém-nascido prematuro, internado em UTI Neonatal.
O modelo de acolhimento é composto por estratégias de ação multiprofissional, com foco biopsicossocial. Podem ser atendidos pelo projeto prematuros que nasceram com idade gestacional igual ou abaixo a 33 semanas ou com peso igual ou inferior a 1,5kg. Crianças que passaram por longos processos de intubação também podem ser atendidas.
“Através do Follow Up, podemos identificar problemas cognitivos, motores, de fala ou auditivos de forma precoce para que a criança receba o acompanhamento necessário e possa se desenvolver de forma saudável”, explicou a responsável técnica do projeto, Dalva Rocha.
O atendimento envolve serviços multiprofissionais com avaliação com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, odontólogo, pediatra, nutricionista e psicoterapeuta. A frequência dos atendimentos dependerá da avaliação do profissional e da necessidade da criança e da evolução apresentada.
Os pais ou responsáveis podem solicitar o agendamento para avaliação após a alta hospitalar da criança. É preciso ir até o Setor Interno de Regulação (NIR) do Hmml de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h tendo em mãos o encaminhamento médico, cópia da certidão de nascimento da criança, cartão do SUS, documento de identidade dos pais ou responsáveis e comprovante de residência.
Deixe seu comentário
Publicidade
