Cidades

HU-Unifap abre cinco novos programas de residência multiprofissional

Cursos iniciam em 1º de março com vagas pelo Enare


 

O Ministério da Saúde (MS) aprovou a abertura de cinco novos programas de residência multiprofissional no Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os cursos são nas áreas de Gestão Hospitalar, Cuidados Intensivos, Traumato-ortopedia, Neurologia, Enfermagem Obstétrica e Farmácia Clínica e Hospitalar.

 

As matrículas dos candidatos da 1ª, 2ª e 3º convocação serão realizadas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2026, com vagas oferecidas por meio do Exame Nacional de Residência (Enare). Para mais informações, entre em contato pelo e-mail coremu@unifap.br.

 

O edital e o cronograma completo estão disponíveis no site oficial do Enare/FGV (Acesse aqui), com datas e informações importantes a serem seguidas. As vagas para os programas Multiprofissionais incluem: Ortopedia e Traumatologia (2 Psicologia, 2 Fisioterapia e 2 Terapia Ocupacional), Atenção em Neurologia (1 Fonoaudiologia,1 Fisioterapia, 1 Psicologia e 1 Terapia Ocupacional) e Atenção em Terapia Intensiva (2 Psicologia, 2 Enfermagem e 2 Fisioterapia). Já os programas Uniprofissionais oferecem vagas para Farmácia Clínica e Enfermagem Obstétrica.

 

A Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Natália Iosimuta, destaca que a residência é uma pós-graduação lato sensu que qualifica o profissional em uma área específica da saúde. “A participação em programas de residência multiprofissional oferece benefícios como aprimoramento prático, desenvolvimento de habilidades interpessoais e inserção qualificada no mercado de trabalho, especialmente no SUS”.

 

Importância das Residências

As Residências ampliam a capacidade formativa do hospital, aumentam a integração com a universidade e qualificam a assistência prestada à população, consolidando o HU-Unifap como ambiente de excelência acadêmica e assistencial.

 

Para Natália, a conclusão da residência é um diferencial competitivo no mercado de trabalho, demonstrando um alto nível de qualificação e preparo para atuar em cenários complexos. “Os programas são estruturados para formar profissionais alinhados às necessidades e princípios do SUS, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde no Brasil”, finalizou.

 


Deixe seu comentário


Publicidade