Cidades

HU-Unifap inaugura Unidade de Bloco Cirúrgico

Estima-se que 70 cirurgias gerais e 64 urológicas poderão ser realizadas por mês nesta fase inicial


 

Wallace Fonseca
Estagiário

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá, o HU-Unifap, inaugurou nesta sexta-feira, 10, uma Unidade de Bloco Cirúrgico. O investimento foi de R$ 7.691.492,52, utilizado para o custeamento dos equipamentos e de recurso do hospital, proveniente de emenda parlamentar e do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitário Federais, o Rehulf, de gestão da Ebserh.

A solenidade de inauguração foi realizada no auditório da instituição, a partir das 9h, e contou com a presença da comunidade hospitalar e universitária, além de autoridades políticas, como a governadora em exercício Alliny Serrão e o superintendente do HU-Unifap, Marcos Santos.

As primeiras cirurgias serão realizadas nas próximas semanas após atendimento dos pacientes nas consultas ambulatoriais com os cirurgiões do HU-Unifap, que tiveram início nessa quarta-feira, dia 8. Estimam-se que 70 cirurgias gerais e 64 urológicas poderão ser realizadas por mês nesta fase inicial.

 

O novo espaço, com aproximadamente 1.280 m², fica no primeiro andar do HU-Unifap,  e funcionará, neste primeiro momento, com quatro salas, destas, duas para cirurgias de médio e grande portes, uma para procedimentos endoscópicos e outra para pequenas intervenções. A expectativa é de que dentro dos próximos seis meses a Unidade esteja funcionando com o total de oito salas e, posteriormente, quando iniciarem os partos cirúrgicos, atingir a capacidade máxima do Bloco, com 10 salas.

“Nosso objetivo é começar a atender o grosso das cirurgias, aquilo que mais impacta no estado. Aquelas cirurgias de hérnia, vesícula, algumas cirurgias ginecológicas, oftalmológicas, urológicas, aquelas de médias complexidades, que serão feitas aqui no Hospital Universitário”, informou o superintendente do HU-Unifap, acerca do que será feito com a plena entrega do espaço cirúrgico.

 

Para o superintendente, o Centro Cirúrgico inicia uma nova fase no Hospital Universitário, e proporciona à sociedade a resposta desejada, que é a possibilidade de fazer todos os serviços aqui mesmo no estado. ”Toda nossa equipe, em conjunto, está trabalhando para exercer e prestar melhor esse serviço para a população”, conclamou Marcos.

“É muito importante para o estado do Amapá, é honra participar deste momento como governadora em exercício, representando o governador Clécio e vice-governador Teles Jr, que estão em agenda fora. É uma alegria, é um novo bloco cirúrgico que vai atender cirurgias de média e alta complexidades; as cirurgias vão fortalecer esta rede de atendimento à saúde”, disse a governadora Alliny Serrão.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade