HU-Unifap promove o primeiro simpósio de Terapia Intensiva
Evento discute desafios e avanços da terapia intensiva no contexto amazônico

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove, de 10 a 12 de novembro, o primeiro simpósio de terapia Intensiva, com o tema central “A Terapia Intensiva no Contexto Amazônico: Desafios e Inovações no cuidado Multiprofissional”. O evento reflete a importância de adaptar as melhores práticas à realidade local, buscando a excelência e a humanização no tratamento de pacientes críticos. Acontecerá no auditório do HU-Unifap,
Segundo o enfermeiro da terapia intensiva e coordenador do simpósio, Jonathas Gomes, a ação visa promover a atualização técnico-científica e a integração multiprofissional entre os profissionais e acadêmicos da área da saúde, fortalecendo o cuidado intensivo no contexto amazônico. “O evento busca proporcionar um espaço de troca de experiências, discussão de desafios e apresentação de inovações voltadas à melhoria da assistência ao paciente crítico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, destacou.
O simpósio oferece oportunidade de aprendizado coletivo e interdisciplinar, destinado aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e outros membros da equipe de terapia intensiva. Se dará por meio de palestras, mesas-redondas e debates com especialistas locais e regionais, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a discussão de boas práticas voltadas à segurança, humanização e inovação tecnológica no cuidado intensivo.
A programação contempla temas centrais da prática intensiva, com enfoque multiprofissional e regional. Entre os principais tópicos estão: Novas tecnologias e monitorização avançada em UTI, desmame ventilatório e manejo do choque séptico, gestão e segurança do paciente crítico, humanização e cuidados paliativos na UTI, assistência de enfermagem e instrumentos de qualidade. Além disso, haverá um curso teórico-prático de Reanimação Cardiopulmonar em UTI – Adulto, exclusivo para profissionais internos da UTIAD, reforçando o caráter prático e formativo do evento.
Confira a programação
Dia: 10/11/2025
- 18h30 às 19:15 – Cerimônia de Abertura;
- 19h15 às 20h15- Conferência de Abertura, com o tema: O Cenário da Terapia Intensiva no Amapá: Desafios e Perspectivas.
- 21h – Encerramento.
Dia: 11/11/2025
08h10 às 08h50 – Palestra: Novas tecnologias e Monitorização avançada em UTI
Palestrante: Marizete da Cruz, enfermeira;
- 08h50 às 09h50 – Mesa-Redonda: Desmame Ventilatório: Desafios e Conquistas do Cuidado Intensivo Atual;
- 09h50 às 10h20 – Intervalo – Exposição de tecnologias avançadas para UTI.
- 10h20 às 11h20 – Mesa-Redonda: Manejo do Choque Séptico: o papel da equipe multiprofissional;
- 11h20 às 12h20: Mesa-Redonda: Gestão e Segurança do Paciente Crítico: O Olhar Interprofissional na Prevenção de Infecções.
- 12h30 às 4h30 – Intervalo – Almoço
- 14h30m às 15h15 – Palestra: Humanização e Dignidade: O Valor dos Cuidados Paliativos na UTI. Palestrantes: Pamela Cristina dos Santos, Médica Pneumologista – Comissão de Cuidados Paliativos HU.
- 15:20 às 16:20 – Mesa-Redonda: Humanizar é Cuidar: Transformando a UTI em um Espaço de Acolhimento e Esperança (Inclusão Familiar e Passeios Terapêuticos);
- 16h20 às 16h45 – Intervalo – Exposição de tecnologias avançadas para UTI.
- 16h45 às 17h45: Palestra: Assistência de Enfermagem na UTI e Aplicação dos Instrumentos de Qualidade.
- 17h45 às 18h – Encerramento: Vídeo de Homenagem aos Intensivistas Samya Dias e Jonathas Kleiber, sorteio e dinâmica com a plateia.
Dia: 12/11/2025 – Curso de ACS (Teórico/Pratico)
- 08h às 12h – Aula Teórica: Reanimação Cardiopulmonar em UTI – Adulto. Cuidado Pós-Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP);
- 12h às 14h – Intervalo – Almoço;
- 14h às 17h – Aula Prática: Reanimação Cardiopulmonar em UTI – Adulto. Cuidado Pós-Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).
Deixe seu comentário
Publicidade

