Cidades

Iapen constrói nova rede de esgoto para evitar contaminação da

Poluição será reduzida em 80%



 

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) deve concluir até o fim deste ano a obra da nova rede de esgoto que fará o tratamento de 80% os dejetos da população carcerária, a fim de evitar a contaminação com despejo na Lagoa dos Índios.

O engenheiro da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Gervânio Machado, explica que o atual sistema de esgoto não está suportando a demanda do instituto, o que tem causado o transbordamento das fossas.

De acordo com ele, a solução é a conclusão do projeto elaborado em 2008, que vai coletar e tratar os dejetos, reduzindo em 80% a contaminação da água de esgoto. “Essa obra já está 70% concluída, com sua conclusão vamos solucionar o problema de poluição ambiental através do tratamento da água despejada no ambiente”, diz.

A obra iniciada em 2010 teve atraso nos últimos anos, devido a encalços burocráticos e executivos. O engenheiro explica que existem dificuldades, principalmente, na execução da obra na área interna da penitenciária. “A realização da obra na área interna do Iapen é bastante delicada, já que acontece um contato direto com os pavilhões onde estão os presos”, conta.

Segundo o diretor-presidente do Iapen, Jefferson Dias, além desses problemas de execução, a troca de empresas, diretoria e governo atrapalharam a continuidade da obra. “Diversos fatores combinados acabaram atrapalhando o processo de execução”, pontua.

O diretor ainda revela que após a conclusão da obra, o instituto vai apresentar um projeto a Caixa Econômica Federal, visando obter um adicional para realizar uma melhoria que vai elevar o tratamento dos dejetos de 85% para 95%. “Temos condições de reforçar esse projeto. Posteriormente, essa água tratada poderá ser reutilizada na nossa horta, por exemplo”.


Deixe seu comentário


Publicidade