Cidades

IBGE divulga dados do teste do Censo 2022 no Laguinho

O teste aconteceu em 27 localidades dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram avaliados os equipamentos, sistemas de coleta, questionários, o processo de capacitação, a captura das coordenadas de GPS e a abordagem à população em contextos regionais.


O IBGE divulgou nesta quinta-feira (17) os dados do Teste Nacional do Censo Demográfico, realizado de novembro de 2021 a meados de fevereiro de 2022. O teste aconteceu em 27 localidades dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram avaliados os equipamentos, sistemas de coleta, questionários, o processo de capacitação, a captura das coordenadas de GPS e a abordagem à população em contextos regionais.

O teste também deu início à estratégia de mobilização da sociedade para responder ao Censo, que visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros a partir de 1º de agosto. É a primeira vez que o IBGE organiza um teste dessa proporção para o Censo e divulga seus resultados em caráter experimental, para verificar a necessidade de melhorias técnicas e metodológicas a serem implementadas na operação definitiva.

No Amapá, o bairro do Laguinho foi selecionado para o teste e nele 6.105 pessoas foram recenseadas. Desse total, 3.285 mulheres (53,8%) e 2.820 homens (46,2%). A população idosa, de 60 anos ou mais, foi de 977 pessoas (16,2%). Os 10 recenseadores visitaram 2.989 endereços, sendo que 1.926 eram domicílios particulares permanentemente ocupados.

Das 1.848 entrevistas realizadas, 98,4% foram na modalidade presencial, 1,2% pela internet e 0,3% por telefone. A operação foi considerada pelo IBGE como um sucesso visto que em apenas 4% dos domicílios do Laguinho não foi possível realizar a entrevista com os moradores, seja por dificuldades em encontrá-los ou por recusas. Foram aplicados o questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 perguntas).


Deixe seu comentário


Publicidade