IBGE lança edital com 707 vagas para o Censo 2020 no Amapá
Especialista vão ao rádio divulgar detalhes do processo seletivo que está aberto até o dia 24 de março para a contagem populacional iniciar em 1º de agosto.

Cleber Barbosa
Da Redação
O estatístico Joel Lima, coordenador de divulgação do Censo 2020, foi ao rádio nesta terça-feira (10) dar mais detalhes não apenas da contagem populacional como as oportunidades que o trabalho de campo irá gerar, como a contratação de 707 postos de trabalho.
Ele esteve nos estúdios da rádio Diário FM (90,9) falando com a equipe do programa Café com Notícia, ocasião em que já houve inclusive o lançamento de um edital para a contratação dos servidores que irão atuar no Censo. “Na verdade, são dois editais, que forma o nosso maior processo seletivo para o Censo, após duas experiências anteriores, com vagas para agentes censitários municipais, supervisores e recenseadores, daí os dois editais, um para nível médio e outro para nível fundamental”, detalha.
Joel diz ainda que a envergadura do Censo deste ano dá a ele a configuração de maior operação de recenseamento já realizada no Brasil. No Amapá, diz, são 201.489 domicílios, com alguns fora dos domínios territoriais do estado. “Nós fazemos a coleta em Afuá e Chaves, no Pará, que sempre ficam a cargo da unidade do IBGE aqui do Amapá até mesmo pela proximidade, tanto que a gente até brinca que eles já são nossos”, comenta detalhando que o pessoal local, organiza, coordena, mas a contagem de fato é mesmo para o Pará.
Apesar do tom descontraído desse recorte que o Censo registra, o especialista lembra que a distribuição do bolo orçamentário para áreas como saúde e educação os municípios são remunerados pelo atendimento per capita. “E para isso precisa ter o Censo, para se saber quantos moram, qual é a idade, como também como um termômetro para sabermos onde evoluímos nos últimos anos e onde a gente precisa melhorar nos próximos, então sem o Censo o país não se conhece”, completa.
Aa inscrições estão abertas até 24 de março com provas distintas para os dois cargos, com remuneração variável pois depende de produtividade dos contratados, com média de 25 horas de trabalho semanais. As datas previstas para as provas são os dias 10 e 17 de maio respectivamente, com o Censo 2020 iniciando dia 1º de agosto.
Deixe seu comentário
Publicidade
