Cidades

Ideia consciente: projeto de reaproveitamento de lonas para uso escolar vence mostra maker

Ideia da jovem aluna Juliana Cruz busca fomentar a conscientização ambiental e o empreendedorismo sustentável nos estudantes.


O projeto “Box multiuso funcional” ganhou o primeiro lugar na mostra maker no 1º TecQuinócioCamp: STEM no Meio do Mundo, evento organizado pelo Centro de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (CAAHS/AP), no Museu Sacaca, nesta quinta, 12, e sexta-feira, 13.

Com a proposta de reaproveitar lonas de banners que seriam descartadas, transformando-as em objetos úteis para a escola e outros lugares, o “Box multiuso funcional” foi defendido pela aluna Juliana Cruz, 16 anos, e orientado pelos professores Angélica Damasceno e Edson de Sousa, todos da Escola Estadual Professora Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, que também foi premiada com uma impressora 3D, em reconhecimento ao projeto.

A ideia da talentosa Juliana busca fomentar a conscientização ambiental, o empreendedorismo sustentável e o ensino da modelagem matemática nos estudantes. A jovem foi premiada com troféu e medalha.

“Juliana passou mal ontem à noite, por isso, não está aqui. Mas, estamos muito felizes e até emocionados com o reconhecimento e premiação do nosso projeto”, comemorou a professora orientadora Angélica.

O segundo lugar foi para as escolas Maria de Nazaré e José do Patrocínio, que obtiveram a mesma pontuação, com os projetos “Jogos pedagógicos” e “Irrigação automatizada por arduíno”, respectivamente. O terceiro lugar ficou com a escola José do Patrocínio, com o projeto “Volante consciente: evitando acidentes de trânsito causados por embriaguez”. Todos ganharam medalhas e troféus.

“É importante o esforço dos professores, pois, eles estão criando ambientes sobre a importância da ciência e tecnologia na escola e para todos nós”, elogiou a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, presente à cerimônia de premiação.

Ao todo, quinze projetos participaram do 1º TecQuinócioCamp: STEM no Meio do Mundo. Eles foram avaliados em praticidade, eficácia, sustentabilidade, criatividade e inovação. Durante a cerimônia, cinco kits arduínos foram sorteados para os alunos participantes.

 

Vencedores do 1º TecQuinócioCamp: STEM no Meio do Mundo

1º lugar: Box multiuso funcional – Escola Estadual Profª Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos;

2º lugar: Jogos pedagógicos – Escola Estadual Profª Maria de Nazaré Pereira;

Irrigação automatizada por arduíno – Escola Estadual José do Patrocínio,

3º lugar: Volante consciente: evitando acidentes de trânsito causados por embriaguez – Escola Estadual José do Patrocínio


Deixe seu comentário


Publicidade