Cidades

Idosos a partir de 85 anos terão dia D de vacinação contra a covid neste sábado (13)

Prefeitura de Macapá estará ofertando dois pontos de drive-thru: no sambódromo, na zona sul, e na Praça Barão do Rio Branco, na região central.


Fotos: Joelson Palheta/DA

Railana Pantoja
Da Redação

 

A Prefeitura de Macapá apresentou nesta quarta-feira (10) o plano de imunização contra covid dos idosos com idade a partir de 85 anos. De acordo com um levantamento prévio da Prefeitura, este público está estimado em 2.050 idosos.

“A gente segue todos os critérios e tem todo cuidado em relação à lista de prioridade da vacinação. Existe uma ansiedade muito grande pela vacina, mas a gente tem que seguir o plano nacional de imunização”, falou o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

Durante a coletiva de imprensa também foi lançado o aplicativo que faz um cadastro prévio do idoso que pretende ser vacinado. Para ter acesso ao aplicativo, basta acessar o site da Prefeitura WWW.macapa.ap.gov.br, clicar na aba ‘coronavírus’ e selecionar a opção de pré-cadastro para vacinação.


“Com o aplicativo a gente consegue ter controle em relação ao número de idosos cadastrados e isso ajudará na segunda dose. O aplicativo é leve, considerando nossa dificuldade de internet. A pessoa entra lá e faz o procedimento rapidamente”, explicou Lucas Quintela, diretor de Sistemas de Informação.

A secretária de saúde de Macapá, Karlene Lamberg, anunciou que no próximo sábado (13), acontece o Dia D de vacinação, em dois drives-thru: no sambódromo, na zona sul, e na Praça Barão do Rio Branco, no centro, das 9h às 17h.

“Neste primeiro momento, apenas idosos a partir de 85 anos. Num segundo momento, abriremos o aplicativo para idosos com mais de 60 anos, que é para onde vamos seguir com o plano de vacinação. Quem não tem internet para cadastrar, pode procurar uma UBS e pedir ajuda para cadastrar o idoso”, frisou Karlene Lamberg.

O idoso que não tiver condições de utilizar drive-thru no sábado (13) pode buscar atendimento no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h nas seguintes UBSs: Cidade Nova, Perpétuo Socorro, Novo Horizonte, Brasil Novo, São Pedro, Pedrinhas, Leozildo, Congós, Rosa Moita, Marabaixo, Curiaú, Pacoval, Fazendinha, Raimundo Hozanan, Coração, Ilha Redonda e no Céu das Artes do bairro Infraero II.

No caso dos acamados, os familiares precisam informar a situação no pré-cadastro, para que a Semsa organize a aplicação da dose.

“Já temos o cadastro de 151 idosos acamados, são pessoas que recebem nossa assistência constante através do atendimento domiciliar. Eles e seus cuidadores serão imunizados, num total de 303 doses”, finalizou a secretária de saúde.


Deixe seu comentário


Publicidade