Cidades

IEB lança em Macapá Fundo de Pequenos Projetos Socioambientais

Projetos de base agroecológica e agroextrativistas receberão financiamentos



Foi lançado no fim da tarde dessa segunda-feira, em Macapá, pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o ‘Fundo de Pequenos Projetos Socioambientais’. De acordo com a coordenadora de projetos do IEB, Ruth Corrêa, a iniciativa, que tem apoio do Fundo Vale, tem o objetivo de apoiar projetos comunitários que incentivem o desenvolvimento de agriculturas sustentáveis de base agroecológica e agroextrativista, como forma de contribuir para a conservação ambital do estado. Participaram do evento representantes de entidades governamentais e da sociedade civil.

A coordenadora ressalta que o Amapá possui 90% do seu território conservado, configurando entre os estados brasileiros mais preservados do Brasil. “Entretanto, este cenário ambiental se mostra ameaçado pela expansão de atividades predatórias dos recursos naturais, como a exploração ilegal de maneira, implantação de monocultivos (principalmente plantios de soja), pecuária extensiva, atividades de mineração e construção de hidrelétricas. Esses fatores fragilizam a conservação do estado e impactam de forma direta as populações rurais, como agricultores familiares, agroextrativistas e extrativistas”, pontua.

Antes do evento, Ruth Corrêa foi entrevistada no programa Som da Diário, da Rádio Diário FM (90.9), apresentado pelo radialista Armstrong Souza. Ela explicou que o Fundo de Pequenos Projetos Socioambientais no Amapá vai proporcionar acesso a recursos financeiros para o desenvolvimento de atividades econômicas produtivas sustentáveis, como uma estratégia de fortalecimento das organizações locais e de geração de experiências que contribuam para a conservação ambiental.

À reportagem do Diário do Amapá, Ruth Bezerra destacou que o público do fundo são associações agroextrativistas, associações de agricultores familiares, grupos comunitários e grupos de mulheres. “Para participar, é necessário que os grupos apresentem um projeto coletivo para o desenvolvimento de propostas produtivas nas áreas da agroecologia e do agroextrativismo e sigam as demais orientações do edital (que pode ser acessado no sítio do IEB)”, acrescentando que serão selecionados 10 projetos, que individualmente receberão o apoio financeiro de até R$ 10 mil para a realização das iniciativas sustentáveis.

As inscrições de propostas podem ser feitas através dos e-mails: Ruth@iieb.org.br ou franciara@iieb.org.br. A coordenadora esclareceu, ainda, que este é o primeiro projeto do IEB para o Amapá, o qual não se restringe ao Fundo e ao financiamento de propostas, estando previstas outras ações, como capacitação, formação de lideranças e fomento a iniciativas produtivas sustentáveis. “Pretendemos ampliar a nossa atuação no Amapá, através do estabelecimento de parcerias com órgãos do setor primário, principalmente na área de assistência técnica”, revelou.

O Fundo de Pequenos Projetos Socioambientais é uma ação do projeto Amapá Sustentável, promovido pelo IEB, uma instituição brasileira do terceiro setor que ao longo de mais de 15 anos se dedica à conservação e uso sustentável dos recursos naturais, a partir do fortalecimento e capacitação de lideranças e organizações comunitárias. O IEB tem atuação no Pará e no Amazonas, além de alguns projetos na área do cerrado, que estão sendo desenvolvidos no Distrito Federal.


Deixe seu comentário


Publicidade