Ijoma promove o 1º Rufar dos Tambores na Fortaleza de São José
Coordenado pelo padre Paulo Roberto, evento presta homenagem aos ‘pretos velhos’ em alusão à assinatura da Lei Áurea

O Instituto Joel Magalhães de Prevenção e Combate Joel Magalhães (Ijoma) realiza neste sábado a partir das 17h na Fortaleza de São José de Macapá o 1º Rufar dos Tambores. De acordo com o coordenador do evento, padre Paulo Roberto, o foco do evento é uma homenagem aos ‘pretos velhos’ e faz alusão à assinatura da Lei Áurea, que marcou o início do processo de libertação dos escravos no Brasil.
“Resolvermos promover esse evento inter-religioso quando se comemora a assinatura da Lei Áurea não em homenagem pura e simples ao início do processo de libertação dos escravos no Brasil, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, processo este que infelizmente ainda não foi concluído, ainda está em fase de construção, mas sim para homenagear os ‘pretos velhos’; será uma noite com muitas atrações, entre as quais rodas de capoeira e celebração dos quilos, além do rufar dos tambores”.
O religioso justificou a escolha do local: “Escolhemos a Fortaleza de São José exatamente porque ela foi construída pelos negros, possuindo um simbolismo mito grande não apenas a nível local, como também nacional e internacional. Não temos dúvida que a realização do 1º Rufar dos Tambores na Fortaleza vai ser um acontecimento marcante, porque tem tudo para se tornar num grande evento, com possibilidades reais de ser inserido no calendário turístico religioso”.
Deixe seu comentário
Publicidade
