Cidades

Imagem histórica de São José não será removida; Acia diz que se posicionará oficialmente

Informação foi colhida na manhã desta quinta-feira (16) pela reportagem do Diário junto a uma fonte ligada à Acia.


A Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia) deverá mudar o projeto de substituição da imagem de São José, localizada na orla de Macapá, ao lado do trapiche Eliezer Levy. Foi o que apurou a reportagem do Diário na manhã desta quinta-feira (16) junto a fontes ligadas à Acia. Pelo projeto original, que teve o aval da Diocese de Macapá, a imagem edificada sobre uma pilastra na pedra do Guindaste seria substituída por outra, com mais de 3 metros de altura, que está sendo confeccionada pelo artista plástico maranhense Lindomar Plácido da Costa. A previsão é de que a imagem fique pronta até dezembro.

De acordo com a fonte, a Acia teria repensando o projeto, recuando na decisão, após a grande polêmica gerada em torno do tema. A associação levou em conta o clamor popular pela não mudança no patrimônio religioso e a manutenção e valorização da história.

Com a decisão, a Acia deverá colocar a nova imagem em local para onde a imagem original deveria ir. A expectativa é de que ela fosse colocada em frente à Fortaleza de São José de Macapá, mas para isso necessita de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Por telefone o presidente da Acia, Altair Pereira, disse que: “Vamos informar o caso oficialmente, vamos dar a notícia”. A imagem histórica foi esculpida pelo artesão Antônio Pereira da Costa, o “Português”.

Reportagem: Da Redação
Foto: Divulgação

Deixe seu comentário


Publicidade