Cidades

Imap inicia processo de informatização de documentos públicos

Através do Sigdoc, o Imap vai dar início à informatização de documentos públicos que fazem parte de processos relacionados ao meio ambiente.


O Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) designou, por meio de uma portaria, que a partir do dia 25 de março de 2019 será obrigatória a utilização do Sistema de Gestão de Documentos (Sigdoc). A iniciativa faz parte de um cronograma de implementação de sistemas digitais para gerenciamento de documentos e processos públicos, pelos órgãos estaduais.

O Sigdoc é um sistema que permite a qualquer cidadão o acesso a documentos públicos, tanto para visualização quanto para download. O gerenciamento de upload de dados, relacionados a processos de meio ambiente, será por meio de servidores da área técnica do Imap. Este sistema também possui o recurso de assinatura eletrônica, impedindo, assim, clonagem ou plágio de documentos.

O diretor-presidente do órgão, Julhiano Avelar, explica que esse é o primeiro passo para a informatização do órgão. “Com esta iniciativa, estamos possibilitando uma maior transparência dos serviços prestados pelo Imap. Vamos, inicialmente, disponibilizar os documentos públicos e posteriormente vamos iniciar a digitalização de processos internos”, explicou Avelar.

Essa ação é em parceria com o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e faz parte do plano de governo de modernização da gestão pública e fortalecimento do controle e transparência, sancionado por meio do decreto 0829/2018, que vai tornar todos os órgãos públicos mais transparentes, através da implantação do processo eletrônico.

De acordo com o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, existe um cronograma mensal de implementação desses sistemas para cada órgão estadual. “Estamos trabalhando arduamente para realizar a modernização da gestão pública e a prestação de serviços junto ao cidadão com a implantação de soluções tecnológicas. A implementação do processo eletrônico será mais um feito realizado em benefício da gestão, controle e transparência dos processos do governo. A meta é de que todo o governo esteja utilizando o processo eletrônico até o fim deste ano”, concluiu Silva.


Deixe seu comentário


Publicidade