Cidades

Imap intensifica fiscalização contra invasões nos bairros marabaixos

Ocupação ilegal tem aumentado, ocasionando danos ambientes irreversíveis.


O Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), Batalhão Ambiental e órgãos municipais estão realizando uma força tarefa a fim de coibir invasões nos bairros da capital, sobretudo no Marabaixo I, Marabaixo II e Marabaixo III. Desde o início do ano, a ocupação ilegal aumentou nessa região, acarretando danos ambientais irreversíveis.

Essas invasões – localizadas na zona oeste de Macapá – acontecem desde o fim dos anos 90. Com os órgãos integrados, a intenção é coibir essa prática ilegal, levando em consideração que há uma forte especulação imobiliária na área. “Certos grupos – que estão sendo monitorados – insistem em invadir, porém estamos agindo semanalmente nos pontos mais procurados”, afirma o gerente de Meio Ambiente do Imap, Alessandro Tavares.

Nos últimos relatórios de fiscalização do instituto foi verificado principalmente se essas ocupações ilegais estão dentro das Áreas de Proteção Permanente (APP). A equipe também verifica se há o cumprimento do novo Código Florestal, que estipula a proximidade de 30 metros de lagoas em áreas urbanas, além da preservação do local. Até agora, não foram registrados o despejo de resíduos sólidos ou qualquer tipo de dejeto jogado na margem da Lagoa dos Índios.

Um ponto de invasão foi localizado dentro da própria Lagoa dos Índios, que consiste em 13 palafitas construídas, acessadas por ponte e mais 22 casas acessadas por rua, parte dela asfaltada, mas que têm seus quintais inundados pelas águas da lagoa. Conforme Wanclei Gama, morador do local, esta área já está ocupada desde meados de 2010. “Só não ocorreram mais invasões, pois a presença dos órgãos é constante”, afirma o morador.


Deixe seu comentário


Publicidade