Cidades

Improir e Associação de Defensores Públicos se unem pela campanha nacional de combate ao racismo

O objetivo é promover nas comunidades tradicionais e quilombolas um debate sobre igualdade racial.


O Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) firmou parceria nesta terça-feira (11), com a Associação Estadual dos Defensores Públicos do Amapá, para adesão à Campanha Nacional de Combate ao Racismo. O objetivo é promover nas comunidades tradicionais e quilombolas um debate sobre igualdade racial.

 

A parceria pretende fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso aos direitos e às políticas públicas dos povos tradicionais.

 

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina, destaca a importância da campanha, principalmente porque levará ações nas comunidades tradicionais, que historicamente possuem problemas com o acesso à internet.

 

‘’Todos os protocolos de combate a pandemia da Covid-19 serão mantidos. Levar ações às comunidades tradicionais é necessário, pois elas possuem problemas com a internet rural. O Improir deseja promover a política pública para as populações tradicionais e essa parceria só vem a somar’’, explica.

 

A campanha tem como tema “Racismo se combate em todo lugar”. De acordo com a presidente da Associação Estadual dos Defensores Públicos, Giovanna Burgos, que esteve presente na reunião, a parceria vai ajudar nesse contato mais próximo com as comunidades.

 

‘’A campanha quer provocar a sociedade e o Estado para que o antirracismo seja uma luta de todos. A ideia é buscar parceiros para levar os defensores às comunidades, no intuito de conversar com a população tradicional sobre direitos e questões referentes ao racismo. A parceria com o Improir vai nos ajudar a chegar mais próximo das comunidades tradicionais’’, afirma.

 

Cronograma

Será apresentado, posteriormente, um cronograma de ações nas comunidades tradicionais, que pretende levar assistência jurídica gratuita, além de uma palestra sobre tratamento jurídico das populações quilombolas.


Deixe seu comentário


Publicidade