Cidades

Incêndio em vegetação ao lado da Fortaleza de São José de Macapá causa pânico na população

Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, coronel BM Wagner Coelho, disse que o incêndio foi em área de vegetação, na área externa, e que a fortaleza, de 238 anos, em nada foi atingida.


Imagens: Divulgação

Elden Carlos
Editor

 

Um incêndio em vegetação – na área externa da Fortaleza de São José de Macapá – registrado no início da noite desta terça-feira (14) causou pânico na população depois que fotos tiradas por pessoas que passavam próximo ao canal da Mendonça Júnior viralizaram nas redes sociais.

As imagens mostravam uma cortina de fumaça e intensa luminosidade [parecendo chamas]. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, coronel BM Wagner Coelho, a fortaleza, de 238 anos, em nada foi atingida pelo fogo.

“Houve um serviço de capina da vegetação e o entulho ficou ao lado da fortaleza, próximo à área onde está o chafariz, na ala do Parque do Forte. Havia algumas pessoas ali e é provável que uma bagana de cigarro tenha iniciado o fogo. O mato estava seco e as chamas se propagaram rapidamente por causa do vento. As imagens foram tiradas do lado oposto da fortaleza. As luzes especiais acabaram causando esse efeito, fazendo parecer que o incêndio era dentro da fortaleza. Nossas equipes foram enviadas rapidamente e debelaram as chamas. Foi apenas um susto”, disse Alcir Matos.

Um dos principais símbolos de Macapá, a Fortaleza de São José foi inaugurada pelos portugueses no dia 19 de março de 1782, com o propósito de defender a margem esquerda do Rio Amazonas, na então colônia, das possíveis investidas francesas de conquistar a região amazônica.

Imagens: Divulgação.


Deixe seu comentário


Publicidade