Cidades

Incluindo o Amapá, região Norte tem mais templos religiosos que escolas e hospitais, revela IBGE

Brasil, como um todo, possui um número maior de templos religiosos em relação à quantidade de escolas e hospitais, somada; no Norte, essa média aumenta


 

O IBGE divulgou nessa sexta-feira, 2 de fevereiro, as coordenadas geográficas das espécies de endereços do Censo 2022. É a primeira vez que o Instituto capta esse dado para todos os domicílios do país. No Censo Agropecuário de 2017, o IBGE já havia realizado essa captação na área rural, referentes aos estabelecimentos agropecuários. Durante a operação censitária de 2022, essas coordenadas serviram para monitorar o trabalho dos recenseadores e para acompanhar a evolução da coleta.

 

O resultado de todo esse trabalho integrará o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (Cnefe), a base de endereços usada pelo IBGE, não só no Censo Demográfico, mas também em outras pesquisas domiciliares, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).

 

Mesmo atrasado por mais de dois anos, os dados levantados pelo Censo 2022 evidenciaram a realidade do país em números precisos e apurados. Entre eles, a quantidade de hospitais, escolas, templos religiosos e outros estabelecimentos.

 

Agora, o Censo 2022 também evidenciou uma realidade que poucos imaginavam: no Brasil, a quantidade de templos religiosos é maior do que a quantidade de escolas e hospitais, somada.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são, em média, 286 estabelecimentos relacionados à religiosidade para cada cem mil habitantes.

 

Na região Norte, os números impressionam ainda mais: a média é de 459 estabelecimentos para cada cem mil habitantes, o que representa quase o dobro da média nacional. Ao todo, 79.650 templos religiosos estão localizados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

 

Para o Censo, templos religiosos podem ser caracterizados como igrejas, sinagogas, terreiros, mesquitas e demais estabelecimentos com fins relacionados à prática da religiosidade.

 

Dados do Amapá

De acordo com as coordenadas geográficas do IBGE, divulgadas nessa sexta-feira, 2, o Amapá também tem mais templos religiosos do que escolas e hospitais.

 

Veja a situação entre os estados do Norte:

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade