Cidades

Inep prorroga prazo para o Censo Escolar 2015

Escolas têm até 28 de agosto para enviar dados


O prazo para envio de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2015, que deveria ser encerrado nesta quarta-feira, 12, foi adiado para o próximo dia 28. A nova data foi definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), segundo informou o Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Cepe/Seed).

Para realizar a declaração dos dados da escola, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, os diretores devem acessar o sistema Educacenso no endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.br.

Os dados coletados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, pois oferece subsídios estatísticos para o planejamento e acompanhamento das políticas públicas educacionais. Além disso, também contribui para a elaboração dos indicadores educacionais como, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com o assessor do Centro de Pesquisas Educacionais, Laercio Góes, o Censo Escolar é o principal e mais completo levantamento de dados estatístico-educacionais. Segundo ele, as escolas que não possuem acesso à internet devem solicitar formulários impressos às respectivas secretarias de Educação, preenchê-los e se dirigir a um local “polo”, com acesso à internet, para o envio de dados acessando o Educacenso.
O Ministério da Educação (MEC) deve receber os dados para publicação final no Diário Oficial da União até 18 de dezembro deste ano.


Deixe seu comentário


Publicidade