Cidades

Inicia programação esportiva para pessoas com deficiência

Macapá Verão



 

O Iniciou na manhã desta quarta-feira, 8, no CEU das Artes, a programação esportiva para pessoas com deficiência. A atividade é organizada pela Prefeitura de Macapá, por intermédio das Coordenadorias Municipais de Esporte e Lazer (Comel) e de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (CMMAU). A programação reuniu 15 atletas que jogaram uma partida de Goalball, jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com a mão no gol adversário.

O atleta cadeirante Rogério dos Santos, que estava prestigiando o evento, fez uma avaliação positiva da programação esportiva para este público. “É a primeira vez que acontece esse evento esportivo para pessoas com deficiência no Macapá Verão, e tem uma importância muito grande. É uma boa oportunidade e sacada da Prefeitura de Macapá fazer um evento para interação e socialização das pessoas com deficiência”.

O atleta Gilson Machado, 2º colocado no Circuito Caixa Brasil de Atletismo Norte e Nordeste para pessoas com deficiência, ocorrido em fevereiro deste ano, em Recife (PE), destacou a importância do evento. “Uma iniciativa muito bacana, é um meio de mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência tem potencial e direito a prática de esporte e lazer”.

A Associação Esportiva Bruno Mesquita venceu a equipe dos Combatentes pelo placar de 9 a 7. O educador físico Armando Pontes avaliou positiva a novidade. “A inclusão dessas atividades dentro do Macapá Verão é importante para promover as modalidades esportivas voltadas a pessoas com deficiência”.

A coordenadora municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, Ariane Pinheiro Luna, ressaltou a relevância da atividade para as pessoas com deficiência. “Essa prática esportiva tem uma importância muito grande, uma oportunidade que a pessoa com deficiência tem de se socializar, integrar e praticar diversos esportes, como meio de potencializar e fazer a sociedade enxergar que temos direitos e deveres. O esporte é um canal maravilhoso para estimular a autoestima”.

No jogo combinado entre as equipes da Coordenadora Municipal de Esporte e Lazer e Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Condeap), a da Comel venceu a do Condeap pelo placar de 4 a 3.

A coordenadora municipal de Esporte e Lazer, Naldima Flexa, destacou a importância de atender este público específico. “Isso aqui é fazer com que esses jovens se sintam ativos, valorizados e participativos no contexto social. Esse processo de atendimento que estamos fazendo hoje é justamente colocarmos em prática a política pública, por meio da Prefeitura de Macapá”.


Deixe seu comentário


Publicidade