Cidades

Iniciado mutirão do programa Bolsa Família

A suspensão do benefício ocorre quando a família não cumpre as condicionalidades pela terceira e quarta vez.


A Prefeitura de Macapá iniciou no Complexo Macapá Criança, nesta terça-feira, 12, o mutirão do cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família das áreas da saúde, educação e assistência social. A ação tem o objetivo de sensibilizar mais de 6 mil beneficiários do programa que correm o risco de ter o benefício suspenso se não cumprirem até o dia 21 de junho as condicionalidades destas áreas.

 

Esses são os mecanismos estabelecidos pelo Governo Federal sobre as condicionalidades exigidas às famílias beneficiadas, que tratam de compromissos referentes a essa área, assumidos pelos beneficiários no intuito de contribuir para o rompimento do ciclo de reprodução da pobreza entre gerações. A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), Secretaria de Saúde (Semsa) e a Secretaria de Educação (Semed) estão em um mutirão integrado para mobilizar estes beneficiários que estão em descumprimento com as condicionalidades para que o benefício não seja suspenso e nem cancelado.

 

Os beneficiários que forem convocados pelos órgãos devem ir para a reunião munidos da declaração escolar da 1ª primeira série até o último ano do ensino médio dos filhos, número do NIS e carteira de vacina da criança de 0 a 7 anos. “A meta é alcançar essas pessoas que estão em descumprimento para regularizar a situação, para que não tenham os benefícios suspensos”, informa a titular da Semast, Simone Palheta.

 

A suspensão do benefício ocorre quando a família não cumpre as condicionalidades pela terceira e quarta vez. Na suspensão, ela fica sem receber o benefício por sessenta dias e os valores não podem ser sacados depois. “Já tinha sido informada para levar a declaração escolar dos meus filhos, mas deixei para a última hora, mas ainda bem que dará tempo”, alega a dona de casa Janaína Barbosa.

 

Cronograma:

• Cras Santa Inês e Cras Nova Esperança
Data:13/06/2018
Hora: 15h
Local: Igreja Betel
Endereço: Av. Mendonça Furtado, nº 1741, Santa Rita
Bairros de abrangência das famílias: Residencial Mucajá, Residencial São José, Residencial Açucena, Beirol, Trem, Buritizal, Novo Buritizal, Nova Esperança, Congos e Jesus de Nazaré

 

• Cras Cidade Nova
Data:14/06/2018
Hora: 15h
Local: Igreja Betel
Endereço: Av. Adilson José Pinto, após a ponte, em frente à casa do motoqueiro
Bairros de abrangência das famílias: Pacoval, Laguinho, Canal do Jandia, Perpétuo Socorro, Cidade Nova I e II, Pantanal, Renascer I e II, Vitória do Renascer

 

• Cras Nova Esperança
Data: 15.06.2018
Hora: 8h
Local: Igreja Quadrangular (travessa Bom Jardim 1214)
Bairros de abrangência das famílias: Marabaixo e Jardim América


Deixe seu comentário


Publicidade