INMET alerta perigos de acumulado de chuvas no Amapá
Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do IEPA chama atenção para as marés do Rio Amazonas a partir de hoje (29), que devem ter picos acima de 3,2 m, devido à influência da Lua Cheia próxima do Equinócio (ocorrido dia 20 de março).

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostra que o Amapá está em ‘alerta de perigo’ nesta segunda-feira (29) por causa do acumulado de chuvas, que pode variar de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
Segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do IEPA, é necessário chamar atenção para as marés do Rio Amazonas a partir de hoje (29), que devem ter picos acima de 3,2 m, devido à influência da Lua Cheia próxima do Equinócio (ocorrido dia 20 de março).
“Caso as chuvas previstas ocorram junto com o aumento da maré (proximidade com o pico máximo), há ainda possibilidades de ocorrência de um terceiro fenômeno, denominado ‘Maré Meteorológica’, que é caracterizado pela sobrelevação do nível da maré causada por efeitos meteorológicos (vento e pressão atmosférica), facilitando assim, o transbordamento do Rio Amazonas e seus afluentes, além do alagamento causado pelas chuvas nos bairros próximos às áreas de ressacas, igarapés e rios”, diz informativo do Núcleo.
Emergência
Por causa dos alertas emitidos, a Defesa Civil está disponibilizando o número 98801-1153 para chamadas de emergências. A Zeladoria Urbana de Macapá também conta com o Disk Denúncia 99970-1078.
Deixe seu comentário
Publicidade

