Cidades

Inscrições abertas para novos grupos de tratamento do tabagismo

De acordo com o relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 12% da população de Macapá é fumante, 9% são homens e 3% mulheres. Destes, 2% fumam mais de 20 cigarros por dia.


A Prefeitura de Macapá inicia nesta quarta-feira, 22, as inscrições para novos grupos de tratamento do tabagismo. O procedimento tem duração de um ano e está disponível em onze Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com o objetivo de oferecer orientação, tratamento, acompanhamento e apoio aos fumantes que decidem parar de fumar, já que largar o tabagismo por conta própria pode ser difícil por causa dos sintomas ligados à abstinência da nicotina.

Desde 2015, quando passou a oferecer o tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde já conseguiu com que mais de 800 pessoas concluíssem o processo e abandonassem o uso de cigarros. “O combate ao tabagismo concilia tanto o tratamento psicológico quanto o uso terapêutico de nicotina em pequenas doses, podendo ser feito por meio de adesivos, gomas de mascar ou inaladores, evitando o choque provocado pela abstinência”, pontua a coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Tabagismo, Rielly Macedo.

Os interessados em participar devem procurar as seguintes UBS’s até o dia 15 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h: Infraero II, Novo Horizonte, Álvaro Corrêa (São Lázaro), São Pedro (Beirol), Raimundo Hozanan (Muca); Leozildo Fontoura (anexo na Av. Mário Fortunato Barriga, nº 315), Rubim Aronovitch (Santa Inês), Brasil Novo, Policlínica da Unifap, Maruanum e Vila Progresso (Bailique). Para fazer a inscrição, o usuário deve apresentar documentos pessoais como RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

O tratamento oferecido pela prefeitura é coordenado por uma equipe multiprofissional de médico, farmacêutico, assistente social, psicólogo e nutricionista, e fornece gratuitamente alguns medicamentos como os adesivos transdérmicos de nicotina. 


Deixe seu comentário


Publicidade