Cidades

INSS reabre agência em Macapá, mas com serviços limitados

Por ser o serviço que mais demanda biossegurança, a perícia médica ainda não tem previsão para voltar a ser feita nas agências do INSS no Amapá.


Railana Pantoja
Da Redação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou no começo desta semana os atendimentos presenciais nas agências, mas, os serviços são limitados e devem ser agendados pelo número 135 ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’.

Mesmo com autorização, algumas agências não reabriram, alegando falta de estrutura para garantir a segurança dos servidores e público. No Amapá, a agência do INSS em Macapá é a única que está funcionando, mas com atendimento apenas para os segurados que agendaram o serviço.

“Estamos com dificuldade para retornar com servidores administrativos, já que a maioria dos nossos servidores é do grupo de risco, os poucos que não são estão retornando e fazendo a força-tarefa para que a gente conseguisse reabrir na capital. Ajustando isso, a gente vai reabrindo gradativamente as outras unidades”, informou Márcio Levy, gerente executivo do INSS no Amapá.

Nesta primeira fase de retomada das atividades, a unidade está priorizando atender quem precisa fazer o cumprimento de exigência.

“Caso fique faltando documentos, o benefício dele [cidadão] fica em exigência. Aí ele tem três alternativas: fazer o cumprimento de exigência direto no aplicativo, basta fazer foto dos documentos; ou ainda pode fazer uso daquelas exigências expressas, que são aquelas urnas onde as pessoas podem depositar as cópias dos documentos nas próprias agências; e, agora, isso pode ser feito presencialmente também”, explicou.

Perícia Médica
Por ser o serviço que mais demanda biossegurança, a perícia médica ainda não tem previsão para voltar a ser feita nas agências do INSS no Amapá.

“Estamos trabalhando arduamente para que isso ocorra em um curto espaço de tempo, fazendo todas as adaptações que foram exigidas na última semana. Estamos correndo atrás e esperamos, sim, retornar. Aliás, tem sido um serviço muito cobrado do INSS e apresenta muitas pendências. O próprio INSS já está agendando as remarcações, mas por enquanto não temos uma definição em relação ao retorno da perícia médica”, finalizou Márcio Levy.


Deixe seu comentário


Publicidade