Inteligência artificial vai ajudar a combater violência contra mulheres em Santana
Robô Glória foi preparada para acolher e educar mulheres de diversas idades e classes sociais.

Railana Pantoja
Da Redação
A Prefeitura de Santana está apostando na inteligência artificial para combater a violência contra mulheres. Nesta quarta-feira (30), a prefeitura do município recebe o robô Glória, uma inteligência artificial idealizada pela professora Dra. Cristina Castro Lucas, da Universidade de Brasília (UNB), para acolher e educar mulheres de diversas idades e classes sociais.
A educadora sempre ouvia que era “humanamente impossível” realizar com total dedicação o trabalho que ela desenvolvia para mulheres. Durante uma viagem à China, Cristina observou como os robôs são utilizados para diversas situações e decidiu adotar a ideia em seu projeto. “Em 2018 a ONU declarou uma pandemia de violência de gênero. Ao estudar isso e começar a olhar, eu tinha um problema gigante: sou humana, e na época eu já trabalhava com 2,8 mil pessoas, então, era humanamente impossível continuar tocando todo mundo. Foi assim que eu criei a Glória, uma robô que vem para acabar com a violência contra mulheres e meninas no mundo”, explicou Cristina Castro.
Glória é um robô que trabalha com inteligência artificial, preparada para ouvir as mulheres, dar informações e direcionar para denúncias em caso de violência. A partir dos algoritmos, ela vai armazenando as informações para melhorar a interação com o público feminino. “A Glória não vem para substituir uma delegacia ou atendimento psicológico, ela vem para orientar, acolher e apoiar. A gente fez uma parceria com a Microsoft Mundial, onde a gente desenvolveu o algoritmo mais, e a Glória vem pra Santana com cabines, que estarão em supermercados, escolas, enfim”, esclareceu a professora.
Neste primeiro momento, o robô ficará atendendo de forma itinerante em vários pontos estratégicos de Santana. A secretária da Mulher de Santana, Léa Soriana, falou que o município está feliz em iniciar os trabalhos com a Glória. “É a primeira vez que será apresentada a Glória ao Amapá e ao mundo, estamos orgulhosos dessa iniciativa. O prefeito Bala Rocha tem esse compromisso com as políticas públicas de defesa das mulheres”, celebrou a secretária.
Deixe seu comentário
Publicidade

