Cidades

Inundações deixam mais de 40 pessoas desalojadas em Santana

Força da maré



 

Dez famílias tiveram que deixar suas casas nessa sexta-feira, 20, por causa dos alagamentos em bairros no município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá. O aumento no nível do rio Amazonas e a forte chuva atingiram principalmente o Provedor, Remédios I e Hospitalidade. Segundo a Defesa Civil e Secretaria Municipal de Assistência Social, 44 pessoas foram levadas para abrigos provisórios montados na Casa da Juventude (Caju) e na escola Fortaleza.

A Defesa Civil do município informou que nenhuma família perdeu a casa ou teve prejuízos materiais. Eles deixaram os imóveis por causa da invasão da água. O tenente Dione Almeida disse que uma força tarefa permanente está monitorando as áreas de risco na cidade. Na manhã deste sábado (21), canais e áreas de ressaca estão sendo desobstruídos para evitar entupimentos e novas inundações.

Socorro Sandim, secretária de Assistência Social de Santana, disse que muitas famílias ainda resistem em sair dos imóveis em situação de risco, e que a retirada acontece apenas em casos extremos, como aconteceu na tarde de sexta-feira. Segundo ela, em 2014 não houve remoção de famílias durante o período chuvoso no município.

“A vontade deles de sair é mínima, mas com o risco que o alagamento oferece às crianças eles acabam vindo para os abrigos, onde recebem auxílio e alimentação até a baixa do nível da água. Estamos com previsão de chuvas fortes para os próximos dias”, previu.

Santana está entre os sete municípios que estão em risco de inundações, conforme alerta emitido pela Defesa Civil. A cheia de até 3,5 metros no nível dos rios Amazonas, Araguari e Jari pode atingir também Macapá, incluindo o Arquipélago do Bailique, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Itaubal e Calçoene.A alta na maré é provocada pelo fenômeno conhecido como Equinócio da Primavera, que coincide com a lua nova e exerce influência no nível dos rios.


Deixe seu comentário


Publicidade