Cidades

IPEM-AP avalia qualidade dos medidores de pressão em mais de 160 farmácias de Macapá e Santana

Imprecisão desses equipamentos pode trazer riscos à saúde, como diagnósticos incorretos.


 

O Governo do Amapá avalia, de forma contínua, a qualidade dos medidores de pressão disponíveis em farmácias, uma vez que a imprecisão desses aparelhos pode trazer riscos à saúde, como diagnósticos incorretos. Ao longo do mês de outubro, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realizou uma vistoria por 163 estabelecimentos de Macapá e Santana e notificou 84 equipamentos.

 

Os aparelhos notificados devem ser levados ao laboratório de verificação, na sede do instituto, na capital, para a realização de certificação ou reprovação no teste de qualidade, no prazo máximo de até 10 dias. Até o momento, 36 aparelhos já foram aprovados e dois reprovados.

 

Durante as vistorias, os equipamentos são examinados e passam por testes de qualidade para garantir a segurança dos usuários. As ações irão se estender a todos municípios ao longo das próximas semanas.

 

Instituto de Pesos e Medidas do Amapá

Os institutos de pesos e medidas são entidades responsáveis por estabelecer e manter os padrões de medição do país. Eles garantem a precisão, uniformidade e controle de qualidade das medidas usadas em aparelhos como balanças, taxímetros, hidrômetros, bombas de combustíveis e entre outros.

 

O órgão, associado ao INMETRO, também evita irregularidades, além de evitar prejuízos à saúde do cliente.

 

Denúncias

Para realizar uma reclamação ou denúncia, o consumidor deve entrar em contato com a ouvidoria do órgão pelo número (96) 98430-0324. O cidadão pode manifestar problemas e eventuais irregularidades que envolvam instrumentos e aparelhos de aferição. A ouvidoria analisa e encaminha as denúncias à fiscalização.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade