Cidades

Ipem/AP deflagra operação para impedir comercialização de cabos e fios elétricos irregulares

Foram fiscalizados 12 estabelecimentos, 338 fios e cabos elétricos e a reprovação de 68 produtos irregulares


 

O Instituto de pesos e medidas do Amapá (IPEM/AP), concluiu no último dia 14, a operação Energia Segura. Deflagrada em todo o Brasil, a operação teve por objetivo impedir a comercialização de cabos e fios elétricos irregulares que podem provocar o superaquecimento da fiação elétrica e provocar acidentes mais graves, como incêndio nas instalações.

 

Foram fiscalizados 12 estabelecimentos, 338 fios e cabos elétricos e a reprovação de 68 produtos irregulares, que apresentaram resistência elétrica acima das especificações do Inmetro, colocando em risco a vida dos consumidores. Resistências elevadas ocorrem quando se utiliza quantidade de cobre insuficiente para garantir a condução correta da energia elétrica, aumentando o risco de curto-circuito e incêndio.

 

Os problemas variam desde produtos sem certificação, sem registro no Inmetro, falta de informações (ou informações não verídicas nas etiquetas de identificação das embalagens), cabos com a isolação produzida a partir de compostos de baixa qualidade (não atendendo requisitos específicos de inflamabilidade e atoxicidade) até o principal deles: fios e cabos com resistência elétrica superior à permitida pela norma de fabricação.

 


Deixe seu comentário


Publicidade