Cidades

Ipem fiscaliza e notifica empreendimentos no interior do Estad

Operação autua dez estabelecimentos comerciais



 

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem) realizou uma operação para fiscalizar postos de combustíveis, comércios e lojas de produtos importados em Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca e Serra do Navio. A inspeção ocorreu em aproximadamente 370 estabelecimentos.

“O objetivo da ação foi avaliar se os produtos desses municípios estão seguindo as especificações exigidas pelo Inmetro [Instituto de Nacional de Metrologia e Tecnologia]”, explicou Hugo Paranhos, coordenador técnico operacional do Ipem.

As equipes do instituto verificaram três setores de fiscalização: análise de produtos pré-medidos, que são embalados e medidos sem a presença do consumidor, como pacotes de açúcar, arroz e feijão; qualidade de equipamentos eletrônicos, brinquedos e importados; e medição de instrumentos e balanças de precisão da quantidade de alimentos.

Dez estabelecimentos foram notificados durante a operação. Eles não estavam de acordo com as normas do Inmetro e poderão ser multados. “O departamento jurídico do Ipem vai realizar o procedimento legal nesses lugares”, destacou o coordenador.

Os técnicos encontraram infrações nas balanças de alimentos e em bombas de combustível. A multa na primeira irregularidade chega a R$ 1 mil e, na segunda, R$ 3 mil por bico (as bombas de combustível têm dois ou quatro bicos de abastecimento). Segundo o cronograma do instituto, os demais municípios serão fiscalizados a partir de agosto.


Deixe seu comentário


Publicidade