Cidades

Jornal francês destaca: “Brasil: Amapá à beira do caos na saúde”

Em trecho, jornal diz que “enquanto no mundo e na França estamos caminhando para uma gradual desconfiança após a crise de saúde de Covid-19, no Brasil, no estado do Amapá, vizinho da Guiana, a propagação do vírus continua”.


O jornal francês “la1ere.francetvinfo.fr” destacou nesta segunda-feira (11) a situação preocupante do novo coronavírus no Amapá e a forma como os amapaenses estão lidando com o isolamento social. A seguir, leia na íntegra e traduzido o texto noticiado:

 

O isolamento não é como deveria ser no Amapá. Cerca de 46% da população segue as regras de contenção, mas isso é muito pouco para impedir a propagação da Covid-19. A pandemia está se intensificando, o número de casos positivos de coronavírus dobrou em uma semana e os hospitais e centros de acolhimento estão saturados.

 

Condições de contenção mais rígidas

 

Estão caminhando para um aperto da contenção solicitada pelas autoridades de saúde. A justiça decidirá sobre o fechamento total do estado e o governo federal, já que o município de Macapá deve implementar um sistema regulatório. Portanto, haverá um controle dos movimentos das estradas, pontos de bloqueio nas saídas e entradas dos estabelecimentos comerciais de Macapá.

 

O sistema de saúde está à beira do colapso

 

Laboratórios que precisam analisar mais de 700 amostras diariamente não podem lidar. O principal laboratório macapaense não possui meios para garantir as análises que continuam sendo enviadas a Belém, no Pará.

 

Assim, em duas semanas a taxa de pessoas infectadas triplicou (280,1 casos por 100.000 habitantes). É em Santana, a cidade portuária da periferia do Amapá, que essa taxa aumenta mais.

 

O diretor da SVS (Superintendência de Vigilância Sanitária), Dorinaldo Malafaia, declarou em 6 de maio no Diário do Amapá:

 

“…De acordo com os números que temos aqui, é provável que cheguemos a cerca de 4.000 na próxima semana, de 4 a 5.000. Estamos apenas falando de casos confirmados, é claro que sempre há o problema dos casos subnotificados, como em qualquer outro país ou estado…”

 

Dados do boletim de 10 de maio

Amapá: 2.613 casos confirmados – 4.942 casos suspeitos – 707 pessoas curadas e 72 mortas

Macapá: 1.790 casos confirmados – 3.517 casos suspeitos

Santana: 397 casos confirmados – 709 casos suspeitos

Oiapoque: 54 casos confirmados – 112 suspeitos


Deixe seu comentário


Publicidade