Cidades

Jovem encontra no dinamismo das aulas do ‘Jovem Descolado’ saída para vencer a timidez

Programa tem a finalidade de qualificar jovens, desenvolvendo suas competências e habilidades em busca da elevação profissional.


Jéssica Costa, 23 anos, recém formada em assistência social, é uma jovem tímida, cheia de objetivos. Desempregada mesmo depois de formada, ela não desanimou, e busca no programa Jovem Descolado, a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, e alcançar o sucesso.

Lançado no dia 10 de agosto, o programa, que está em sua terceira edição, tem a finalidade de qualificar jovens, desenvolvendo suas competências e habilidades em busca da elevação profissional. Jovem Descolado é uma parceria do Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Pequenas Empresas (Sebrae/AP).

A primeira semana de curso, que iniciou no dia 12, apresentou a disciplina de marketing pessoal, assunto com o qual Jéssica diz ter se sentido à vontade, por causa das dinâmicas, trabalhos em grupo e conversas entre os jovens. Experiências que engrandecem não apenas o currículo, mas, o dia a dia de todos esses estudantes, que, até 28 de setembro, poderão aprender, além do marketing pessoal, coaching de carreira, negociações eficazes e atendimento ao cliente. Todos voltados para o desenvolvimento de características pessoais dos alunos.

As metodologias selecionadas para o programa ajudam os jovens na construção de metas, e lhes dão as características necessárias para a construção de uma carreira de sucesso. No caso do atendimento ao cliente, podem ser desenvolvidos perfis relacionados à comunicação; como se expressar e relacionar positivamente com as pessoas, nem sempre operando com vendas, mas, lições fundamentais para o cotidiano. Como no caso da Jéssica, que precisa aprender a lidar com a timidez, na busca pela inserção no mercado de trabalho.

Durante as aulas, o secretário extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, visitou os alunos, e desejou bom proveito nesses quase três meses de capacitação. Ele reforçou que esses encontros servem, também, de estímulo e troca de ideias.

“Lembrem-se que este curso é totalmente gratuito. Mantenham o propósito de vocês”, aconselhou o secretário, referindo-se à primeira semana de aulas, quando foi observada a presença de cem por cento dos inscritos.

Um dos professores de marketing pessoal, Felipe Medeiros, está entusiasmado com os alunos, segundo ele, por vê-los participativos e atentos.
“Nosso feed back está sendo sensacional. É um prazer, para mim, passar meus conhecimentos a esses jovens. Eu que estou aprendendo com eles, de verdade”, falou.

Thiago Gabriel Lopes vislumbra um futuro de muitas palestras motivacionais. Concluinte do ensino médio na Escola Estadual Esther Virgolino, o jovem de 19 anos sonha em levar positividade e boas ações às pessoas.

“Estou atento a cada detalhe das aulas e quero me destacar no mercado de trabalho”, disse.

Para a coordenadora do Jovem Descolado em Macapá, Taís Tabosa, além de todas as disciplinas, um fator especial pontua essa 3ª edição do programa: o Vitrine de Oportunidades, que ocorrerá após a formatura, programada para o dia 5 de outubro.

Na ocasião, haverá o reconhecimento dos destaques em sala de aula, para participação na vitrine, cara a cara com empresários e entidades de classe. O encontro será uma oportunidade em que os jovens poderão ser apadrinhados por empresários, o que tornará real o verdadeiro objetivo do programa, que é a inserção no mercado de trabalho.


Deixe seu comentário


Publicidade