Jovens participam de cursos de qualificação do Pronatec na Escola Sambódromo
São quatro cursos que estão acontecendo nas dependências do Sambódromo.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) deu início nesta segunda-feira, 13, na Escola de Artes Populares R. Peixe, que funciona no Sambódromo, aos cursos nas áreas de operador de caixa, operador de supermercado, corte de cabelo e gestão de negócios. A realização é em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), onde mais de 80 alunos participam das quatro capacitações.
Os cursos são gratuitos e foram preenchidos em menos de 24 horas após a abertura das inscrições. As aulas acontecem no período da tarde, das 13h às 17h30, com instrutores credenciados pelo Pronatec e em conjunto com a Coordenadoria de Ação e Difusão Cultural (CADC) da Secult
A cabelereira Pamela Bianca, 20 anos, buscou o curso de corte de cabelo para se qualificar e está achando muito positiva a metodologia. “Eu já trabalho como cabelereira e estou precisando me especializar, aqui estamos aprendendo sobre técnicas que vão melhorar nossa postura e assim interagir melhor com os clientes”, afirma.
Assim como Pamela, a estudante Thalia Bianca, 20 anos, pensa em aprimorar as habilidades e com isso entrar no mercado de trabalho. “Estamos absorvendo informações sobre linguagem e técnicas de lidar com o público. Quero arrumar meu emprego nessa área e com certeza vou sair daqui capaz disso”, disse ela.
Os cursos são divididos em módulos teóricos e práticos. Na sala de aula são repassadas técnicas de linguajar e de postura para melhorar a comunicação dos jovens. Na parte prática, os estudantes vão para o ambiente de trabalho, como spas de beleza e supermercados das proximidades do Sambódromo, para atuarem diretamente com o público e aprendendo sobre as obrigações de cada função nas empresas.
O estudante Daniel Gonçalves, 24 anos, já estagiou em alguns locais, mas no momento está desempregado. Para ele, o curso vai ampliar seu currículo. “Já atuei como estagiário em algumas empresas e agora quero conseguir um emprego fixo. O curso está sendo importante para todos nós aprendermos mais sobre comunicação e com isso poder atuar em qualquer ambiente de trabalho”, ressaltou.
Como as inscrições foram preenchidas quase de imediato a ideia é realizar outros cursos até o final do ano, fortalecendo a parceria entre os programas e principalmente desenvolver a qualificação de mão de obra na população.
Deixe seu comentário
Publicidade
