Cidades

Juiz da Lava Jato diz que lentidão da Justiça gera impunidade

Divulgou proposta de combate à impunidade.



O juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal no Paraná, afirmou que a morosidade da Justiça brasileira gera impunidade. Moro participou na tarde desta terça de evento organizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para apresentar propostas de alteração da legislação penal. “A morosidade da Justiça brasileira, no campo criminal, gera muitas vezes impunidade”, ressaltou o juiz federal paranaense.

Em meio ao evento, Moro evitou responder questões de jornalistas diretamente relacionadas à Operação Lava Jato. “Perguntas que guardem relação com caso pendente sob minha responsabilidade eu não posso responder”, enfatizou.

A Operação Lava Jato investiga um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que atuava na Petrobras. Segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, dirigentes da estatal estão envolvidos no pagamento de propina a políticos e executivos de empresas que firmaram contratos com a petroleira.

Após ser questionado sobre o sentimento de um juiz ao ver a anulação de uma investigação, Moro disse que “faz parte”. “O juiz tem que ter humildade em aceitar eventuais revisões de suas decisões, faz parte do sistema judiciário”, declarou.

“Dentro do sistema judiciário, tem possibilidade de interpretações diferentes sobre a lei. Como todos os colegas juízes, cada um tenta fazer o melhor do seu trabalho e, quando acontece alguma revisão do que foi decidido, pode haver um sentimento pessoal de certa frustração, mas faz parte do sistema”.


Deixe seu comentário


Publicidade