Cidades

Juiz dos EUA nomeia autor principal de ação contra a Petrobras

Processo



Um juiz federal dos Estados Unidos nomeou o Universities Superannuation Scheme Ltd (USS) e o escritório de advocacia de Pomerantz LLP como querelante principal e seu respectivo representante legal em ação judicial contra a Petrobras e seus principais executivos, segundo a agência Reuters. Querelante é o nome que se dá ao autor da ação judicial.

A Petrobras tem ações negociadas nos mercados de Nova York, o que justifica o interesse dos EUA nas denúncias de corrupção envolvendo a empresa brasileira.

O USS, administrador de um fundo de pensão com sede em Liverpool, Inglaterra, vai representar todas as pessoas qualificadas e as empresas que pretendem processar a Petrobras, por conta de um esquema de corrupção gigante que ajudou a reduzir em cerca de US$ 90 bilhões o valor da empresa em seis meses, ainda segundo a agência.

Em uma ação ajuizada no distrito sul de Nova York, em 8 de dezembro, alega-se que Petrobras “fez declarações falsas e enganosas por desvirtuar os fatos e não divulgar a cultura de corrupção na empresa, que consistia em um esquema multibilionário de lavagem de dinheiro e suborno incorporado na empresa desde 2006.”

O juiz distrital Jed S. Rakoff escolheu USS entre quatro candidatos finais. A ação original foi apresentada pela firma de advocacia de Nova York Wolf Popper. O representante legal do USS na ação, o escritório Pomerantz, tem sede em Nova York. O juiz Rakoff também ordenou que os representantes legais da pleiteante principal e da Petrobras compareçam à corte para novas diligências no dia 6 de março, informou a Reuters.


Deixe seu comentário


Publicidade