Cidades

Julho Amarelo: ações são reforçadas no combate às hepatites virais no Amapá

Campanha é coordenada pelo Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) e inclui capacitação e testagens gratuitas


 

Silenciosas, perigosas e ainda pouco conhecidas pela maioria das pessoas, as hepatites virais causam impactos na saúde individual e na sociedade devido a possíveis complicações. Com o Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização e ao tratamento adequado dessas doenças, o Governo do Amapá garante a mobilização da saúde pública para alertar a população.

 

A campanha é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e as ações são coordenadas pelo Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), que incluem testagens livres sem requisição médica, no período de 28 a 31, e capacitação profissional. A iniciativa tem foco no diagnóstico precoce, vacinação e orientações à sociedade.

 

As hepatites virais são infecções que muitas vezes não apresentam sintomas em suas fases iniciais, o que torna o diagnóstico um desafio. No Brasil, os tipos mais comuns são as hepatites A, B e C, cada uma com suas formas específicas de transmissão. A campanha, portanto, reforça a importância de buscar os serviços de saúde mesmo na ausência de sintomas.

 

 

“A campanha Julho Amarelo é uma importante iniciativa do Governo do Amapá, que tem atuado fortemente para ampliar o acesso da população às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. A atuação integrada entre as unidades de saúde e o CRDT permite que cheguemos a mais pessoas com orientações e serviços essenciais para combater essas infecções”, destaca o diretor do CRDT, Leonardo Pereira.

 

Estratégias de alcance

Para ampliar o alcance da campanha, uma programação especial foi organizada. No dia 28 de julho, profissionais da área de estética participarão da capacitação “Estúdio de Estética Sem Risco”, com foco em biossegurança. Entre 28 e 31 de julho, o CRDT ofertará testagens rápidas para HIV, hepatites B e C e sífilis, com atendimento livre demanda.

 

A responsável técnica da enfermagem do CRDT, Rodiene Moraes, reforça a importância da informação e da prevenção.

 

 

“É fundamental que a população esteja atenta aos cuidados simples, como a vacinação, o uso de preservativos e a não utilização compartilhada de objetos cortantes. O diagnóstico precoce salva vidas e o tratamento está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde. O conhecimento é uma das nossas maiores armas contra as hepatites”, ressalta a enfermeira.

 

Confira a programação do Julho Amarelo do Governo do Amapá:

  • Testagem rápida de HIV, hepatites B e C, e sífilis

Data: 28 a 31 de julho

Hora: 8h às 17h

Local: CRDT, na Rua Prof. Tostes, 2212, bairro Santa Rita, em Macapá.

 

  • Capacitação para profissionais de estética

Data: 28 de julho

Hora: 8h às 12h

Local: Senac Amapá, na Av. Henrique Galúcio, 1999, bairro Central, em Macapá

 

Entenda as transmissões da cada hepatite:

  • Hepatite A: transmitida por água e alimentos contaminados. Tem vacina e é comum na infância;
  • Hepatite B: transmitida pelo sangue, sexo desprotegido, e da mãe para o bebê. Tem vacina;
  • Hepatite C: transmissão principalmente pelo sangue. Não tem vacina, mas tem cura com tratamento oral;
  • Hepatite D: só ocorre em quem já tem hepatite B;
  • Hepatite E: transmitida via fecal-oral, é comum em locais com saneamento precário.

 

Teste rápido e vacina

Os testes rápidos para hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente, sem necessidade de solicitação médica, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), todos os dias. O mesmo vale para as vacinas. Fora do período da campanha Julho Amarelo, o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) realiza testes rápidos apenas quando há recomendação de um profissional de saúde.

 


Deixe seu comentário


Publicidade