‘Julho Verde’ alerta para os riscos do câncer de boca, cabeça e pescoço
Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que acaba deixando sequelas no paciente.

Lana Caroline
Da Redação
Além de ser considerado o mês das férias, Julho também é um bom momento para cuidar da saúde. O sétimo mês do ano é dedicado à prevenção e combate do câncer de boca, cabeça e pescoço. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe (11.180 em homens e 4.010 em mulheres).
Segundo a cirurgiã bucomaxilofacial e ortognatia, Camila Fialho, o tumor é maligno desde pequeno e alerta para o diagnóstico precoce, além de subnotificações da doença no estado. “Qualquer câncer que esteja acima do pescoço e abaixo do couro cabeludo, é uma situação subnotificada como muitas no estado. A questão de o tumor ser maligno e estar avançado é que desde pequeno ele é maligno e quanto antes ele for descoberto, tem um tratamento melhor”, declarou a doutora.
O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça, pescoço e boca. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que acaba deixando sequelas no paciente.
“Qualquer lesão que persista por mais de 14 ou 15 dias, sem melhora, precisa ser identificada e tratada. Se não obtiver recuperação, a melhor solução é buscar atendimento especializado. O diagnóstico precisa ser precoce, pois quando identificamos uma lesão cedo é mais fácil de introduzir tratamentos menos invasivos”, afirmou a especialista.
Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de boca, laringe e demais é o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas. Outro alvo desse problema são os fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.
Deixe seu comentário
Publicidade
