Cidades

Júlio César surpreende e vence eleição na Unifap

Conselho Universitário deve homologar o resultado nesta sexta-feira (8) e em seguida a lista tríplice com os primeiros colocados será enviada ao Ministério da Educação (MEC) que encaminha ao presidente Michel Temer para escolha do novo reitor.


Os professores Júlio César Sá e Simone Delphim Leal surpreenderam e superaram o favoritismo da chapa apoiada pela reitora Eliane Supérti para a Reitoria da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

 

O resultado deve ser homologado nesta sexta-feira (08) pelo Conselho Universitário após o prazo de recursos, que é de 24 horas e em seguida a lista tríplice com os primeiros colocados será enviada ao Ministério da Educação (MEC) para análise e posterior apreciação do presidente Michel Temer, que vai escolher e nomear o novo reitor.

 

A chapa vencedora obteve 46,59% dos votos da comunidade acadêmica em urnas disponibilizados nos campi de Macapá, Santana, Mazagão e o campus Binacional em Oiapoque.

 

Entrevistado por telefone na manhã desta quinta-feira (07) pela bancada do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) o professor Jucicleber, que faz parte da comissão eleitoral, desmentiu informações que circulam nas redes sociais de que o padre Aldenor Guedes teria desistido de participar do pleito.

 

“Ele concorreu sim até o final, tanto que estava fazendo boca de urna pedindo votos. Ele estava bem cotado, assim como os demais, mas o que deve ter ocorrido foi a opção pelo voto útil, isto é, para não perderem os votos os eleitores apostaram nas chapas mais votadas.

 

Jucicleber minimizou o propalado favoritismo da chapa apoiada pela reitora Supérti, que não concorreu à reeleição por vontade própria: “Para quem acompanhou nos bastidores o resultado não foi tão surpresa porque a polarização era prevista. É notório o carisma da atual reitora e o reconhecimento da comunidade acadêmica pelo seu trabalho, cujos resultados positivos são inquestionáveis, como a obra do Hospital Universitário por exemplo; ela foi uma reitoria muito guerreira, mas o resultado não foi uma surpresa”.

 

Para Jucicleber o novo reitor será o vencedor do pleito: “A lista tríplice vai para Brasília, mas com certeza o novo reitor será o professor Júlio César Sá, porque ainda não aconteceu nenhum caso em que o presidente Temer não tenha nomeado o 1º colocado. E o professor Emerson já disse, como também os demais concorrentes, que se um deles for nomeado vão retirar os respectivos nomes para que a vontade da comunidade universitária seja respeitada”.


Deixe seu comentário


Publicidade