Cidades

Justiça Eleitoral terá “Semana da Acessibilidade e Inclusão na Amazônia”

Evento, recomendado pelo CNJ, faz parte do programa ‘Votar sem barreiras’.


Douglas Lima – Da Redação

 

Dias 21 e 22 próximos, no salão plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), das 14h às 16h, acontecerá a Semana da Acessibilidade e Inclusão na Amazônia, realização da Justiça Eleitoral local, que tem como titular o juiz Matias Pires Neto.

O evento é resultado de recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais para que abram discussões de temas de grande relevância sobre as pessoas deficientes que, como disse o juiz Matias Pires Neto no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90.9), desta terça-feira, 19, ainda são vistas como entes que devem ficar isolados em casa, que não servem para emprego e que não podem ter relações afetivas.

O magistrado informou que a Semana de Acessibilidade e Inclusão na Amazônia será possível, sob a recomendação do CNJ, porque a Justiça Eleitoral, através de sua Comissão de Acessibilidade e Inclusão, entrou em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O evento faz parte do programa ‘Votar sem barreiras’, que tem como objetivo promover ações de acessibilidade voltadas para o eleitor, buscando soluções que eliminem obstáculos físicos e simbólicos para os cidadãos com deficiência ou mobilidade reduzida, para que assim venham a ter a assistência necessária nos locais de votação.

O juiz Matias Pires Neto esclareceu que apesar do objetivo do evento dos dias 21 e 22 integrar o programa Votar sem barreiras, será aberto ao público, independentemente de interesses eleitorais. Além dos debates sobre temas que serão abordados, haverá mesas redondas e apresentação de coral. Para participar da programação é necessário fazer inscrição gratuita pelo site https://bit.ly/2q12JAu.

A programação do dia 21, quinta-feira, terá as palestras ‘A autonomia da vontade da pessoa com deficiência no Direito Brasileiro’; ‘Capacitismo e surdez’; ‘Autismo: entender para atender’.

Na sexta-feira, 22, várias palestras serão temas de debates como ‘Acessibilidade sob o olhar dos direitos humanos e Lei Brasileira de Inclusão’; ‘Tutela antecipada e responsabilidade civil da pessoa com deficiência’; ‘O deficiente no mercado de trabalho e acessibilidade; e Informação e comunicação.


Deixe seu comentário


Publicidade