Cidades

Justiça Federal realiza atendimento do Juizado Itinerante em Vitória do Jari nos dias 7 e 8 de agosto

Moradores poderão dar entrada em ações judiciais sobre benefícios previdenciários e assistenciais


 

A Justiça Federal do Amapá levará o atendimento do Juizado Especial Federal Itinerante (JEFIT) ao município de Vitória do Jari nos dias 7 e 8 de agosto. Durante a ação, os cidadãos poderão obter informações ou iniciar processos relacionados a aposentadorias, auxílios, pensões e outros direitos, de forma gratuita e sem necessidade de advogado.

 

O Juizado Itinerante é uma oportunidade para que o(a) cidadão(ã) resolva questões junto a órgãos federais sem precisar se deslocar a outras cidades. Entre os principais pedidos que podem ser feitos estão:

Salário-maternidade para agricultoras e pescadoras;

Aposentadoria rural; Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez;

Pensão por morte para segurados do INSS ou trabalhadores rurais;

Benefício de Prestação Continuada (BPC);

Seguro-defeso para pescadores artesanais;

Outras ações que envolvam órgãos federais.

 

Para dar entrada nesses pedidos no Juizado Itinerante, o valor total da causa deve ser de, no máximo, 60 salários-mínimos. Recomenda-se que o cidadão já tenha solicitado o benefício junto ao órgão responsável, como o INSS, e recebido uma resposta negativa. Caso a pessoa entenda que teve seu direito negado de maneira injusta, pode procurar o Juizado Especial Federal Itinerante. Nessa situação, um juiz vai analisar cada caso individualmente e decidir de acordo com a legislação.

 

Para ser atendido, é necessário apresentar documento pessoais, como RG e CPF e comprovante de residência, e documentos que comprovem o direito ao benefício solicitado (por exemplo, carteiras de pescador, certidões, laudos médicos ou outros documentos que comprovem a atividade ou o direito).

 

A fase de atermação e perícias será realizada nos dias 7 e 8 de agosto. Após essa etapa, as audiências serão agendadas, e as datas serão informadas posteriormente aos interessados. Durante a primeira fase, servidores da Justiça Federal estarão disponíveis para:

Receber pedidos de propositura de ações judiciais;

Prestar informações sobre processos e procedimentos judiciais;

Esclarecer dúvidas.

 

O atendimento será realizado pela equipe da Subseção Judiciária de Laranjal do Jari. A Justiça Federal informa que todos os serviços são gratuitos, não sendo necessária a presença de advogado, e têm como finalidade assegurar o acesso dos cidadãos aos seus direitos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade