Cidades

Justiça Itinerante do TRT-8 chega às cidades de Amapá, Calçoene e Distrito do Lourenço

Itinerância oferecerá serviços da Justiça do Trabalho em conjunto com o INSS e o Ministério do Trabalho


 

A Vara Itinerante do Fórum Trabalhista de Macapá, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), retorna aos municípios de Amapá, Calçoene e Distrito do Lourenço no período de 2 a 5 de maio. Em parceria com o INSS e com o Ministério Público do Trabalho, o TRT-8 oferecerá serviços aos moradores dos três municípios.

 

Além dos serviços da Justiça do Trabalho, como a tomada de reclamação trabalhista, também serão realizados atendimentos sobre CADÚnico, assistência social, atendimento psicossocial, Defensoria Pública do Estado, emissão de Carteira de Trabalho Digital, FGTS, Previdência Social. Tudo isso com a parceria do INSS e do Ministério do Trabalho e Emprego no Pará e Amapá.

 

Na cidade de Amapá, o atendimento será feito nos dias 2 e 3 de maio, no horário das 9h às 15h, no Fórum da Justiça estadual, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro.

 

Em Calçoene, a população poderá se deslocar até a Unidade Super Fácil Calçoene, na Rua João Anastácio dos Santos, nos dias 4 e 5 de maio, entre 8h30 e 14h30.

 

Já os moradores do Distrito do Lourenço terão acesso aos atendimentos da Itinerância apenas no dia 5 de maio, no horário das 8h30 às 13h30, no Vale da Benção.

 

Em dezembro de 2022, as cidades receberam a Justiça Itinerante. No total, foram 70 atendimentos, sendo que mais de 30 deles foram transformados em ações trabalhistas, de acordo com o diretor da 5ª Vara do Trabalho de Macapá, Anselmo Soveney.

 

Para o diretor, as expectativas para o retorno da Justiça Itinerante às cidades de Amapá, Calçoene e Distrito do Lourenço são grandes, pois além da grande distância em relação à capital amapaense, sempre existe demanda reprimida. “A nossa jornada para as cidades visa diminuir tal distância e ainda fazer-se presente para a comunidade local”, comenta.

 

As atividades da Itinerância do TRT-8 no Amapá também têm englobado ações da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, representada pela juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Macapá, Núbia Guedes. “Tem sido gratificante em todos os sentidos. Não só pela mensagem que a gente tem levado para essas comunidades escolares em relação ao combate ao trabalho infantil, à atuação da Justiça do Trabalho, mas especialmente pelo retorno que essa comunidade estudantil tem nos dados”, comenta a juíza.

 

No quarto e último dia da Itinerância nas três cidades amapaenses, 5 de maio, a Escola Estadual Juvenal Teixeira, no Distrito do Lourenço, receberá pela primeira vez uma ação da Comissão. Serão duas palestras, no turno da manhã e da tarde, sobre a Justiça do Trabalho, sua atuação e o combate ao trabalho infantil. “Nós estamos com uma expectativa muito boa para fazer essa atividade, e os alunos também”, finaliza a juíza.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade