Lançada ordem de serviço do Centro de Radioterapia do Amapá
A unidade terá equipamentos de alta tecnologia, produzidos no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e receberá cerca de R$ 16,3 milhões em investimentos

O governador Clécio Luís assinou neste sábado, 8, a ordem de serviço para o início das obras do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá. O paciente, que antes era obrigado a sair do estado para buscar o serviço, poderá fazer o tratamento perto da família para tentar a cura e aliviar os sintomas da doença.
“É um momento histórico dar início à obra do primeiro centro de radioterapia do Amapá. Apenas dois estados do Brasil não têm tratamento de radioterapia: Amapá e Roraima. E o Amapá é o último a aderir um programa do governo federal, para ter o seu próprio centro. Esta que é uma das maiores demandas do TFD, pois os pacientes oncológicos precisam se deslocar para outros estados em busca da radioterapia”, falou o governador Clécio Luís.
A unidade terá equipamentos de alta tecnologia, produzidos no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e receberá cerca de R$ 16,3 milhões em investimentos, resultado de articulação do senador Davi Alcolumbre.
“Era algo que a gente almejava, a pessoa sair da radioterapia e ir para casa. Isso é um ganho grande para o estado, e que se tornará uma realidade dentro de 12 meses”, celebrou a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.
O Centro de Radioterapia será ligado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que mantém a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com atendimentos clínicos, cirurgia e quimioterapia. O Centro será construído na zona norte de Macapá, no bairro Infraero 2, em área próxima do Hospital de Amor.
Deixe seu comentário
Publicidade





