Cidades

Laranjal do Jari vive segunda maior cheia da história

Na madrugada desta quarta-feira (27), o nível do Rio Jari estava 3,01m. Prefeito da cidade, Márcio Serrão, afirma que é a segunda maior cheia, desde 2000.


Lana Caroline
Da Redação

 

O município de Laranjal do Jari, no sul do estado, sofre nesta época do ano com a cheia do Rio Jari e diversas famílias estão desabrigadas e desalojadas por conta do fenômeno natural.

Na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito do município, Márcio Serrão, afirmou durante entrevista ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9 FM) que o rio já ultrapassou os 3m e que muitas famílias estão sofrendo com as cheias. “Hoje o rio está medindo 3,01m, a segunda maior cheia da cidade, pois em 2000 o rio atingiu 3,90m acima do normal. Estamos desde as 5h30 ajudando a transportar os trabalhadores e as famílias atingidas para lugares seguros”, disse o prefeito Márcio.

Segundo dados divulgados pelo prefeito da cidade, 40 pessoas estão desabrigadas, 260 desalojadas e mais de quatro mil pessoas foram atingidas pelas cheias do Rio Jari. “Montamos uma força-tarefa para levar água potável para as pessoas atingidas. Estamos recebendo ajuda do Exército Brasileiro, Governo do Estado e Defesa Civil Estadual”.

Recentemente o secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reconheceu a Situação de Emergência de Laranjal do Jari. A partir desse reconhecimento, torna-se mais fácil o acesso aos recursos federais, com o objetivo de atender a população afetada, com cestas básicas, produtos de higiene, água potável e o que mais for necessário.

No ano de 2000, o município foi afetado pela maior cheia de todos os tempos. A régua da maré chegou a medir mais de 3 metros acima do nível normal, deixando mais de 20 mil pessoas desabrigadas. Com isso, o fornecimento de água e energia foi totalmente comprometido.


Deixe seu comentário


Publicidade